Beto Richa lidera no Paraná com 40%

O ex-prefeito de Curitiba lidera a disputa pelo governo do Paraná com 40% das intenções de voto, segundo pesquisa Vox Populi/Band

Larissa Morais, iG São Paulo |

O ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), lidera a disputa pelo governo de Paraná com 40% das intenções de voto, segundo a pesquisa Vox Populi/Band. O senador Osmar Dias (PDT) aparece em segundo lugar com 33%. Os dois pré-candidatos estão empatados tecnicamente, já que a  margem de erro da amostra é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2010

Governo Paraná

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Em terceiro está o governador Orlando Pessuti (PMDB), com 10% das intenções de voto, seguido de Rubens Bueno (PPS), com 3%. Luiz Felipe Bergman (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) obtiveram 1% das intenções de voto cada um. Os indecisos somaram 10%, enquanto 2% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo.

Presidência

Na corrida presidencial, José Serra (PSDB) aparece na frente com 46% das intenções de voto, considerando apenas os três principais concorrentes. Na pesquisa anterior, em janeiro, o tucano tinha 48%. Dilma Rousseff (PT) está em segundo, com 34%. Enquanto o ex-governador de São Paulo oscilou para baixo em relação à última pesquisa, a petista cresceu nove pontos percentuais. Em janeiro, ela tinha 25%. Marina Silva (PV) obteve 8% das intenções de voto. Em janeiro, seu percentual havia sido de 7%.

Eleições 2010

Pesquisa Vox Populi/Band em Paraná

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Na pesquisa espontânea, Serra também lidera com 21%, contra 17% de Dilma. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lembrado por 7% dos eleitores. Marina tem 3%. Na pesquisa de janeiro, o tucano também estava na frente, com 11%, contra 5% de Dilma.

No cenário de segundo turno entre Serra e Dilma, o ex-governador seria vitorioso com 50%, enquanto a ex-ministra teria 36%. Na pesquisa de janeiro, o resultado foi o mesmo, mas com 54% do tucano e 31% da petista. O crescimento de Dilma fica mais evidente em relação à pesquisa de agosto de 2009. Naquela época, Serra tinha 50% das intenções de voto, contra 26% de Dilma.

Aprovação e influência de Lula

Como em outros Estados, no Paraná o governo Lula tem alta aprovação. De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados consideram sua administração positiva, contra 69% em agosto. Outros 19% disseram que seu desempenho tem sido regular, enquanto 5% o classificaram como negativo.

Refletindo essa aprovação, 32% dos entrevistados disseram que poderiam votar no candidato a presidente que Lula apoiasse, a depender de quem fosse. Para 29%, isso não seria levado em conta na hora do voto. Outros 23% votariam com certeza no candidato de Lula, enquanto 14% não votariam.

O Vox Populi entrevistou 700 eleitores entre 8 e 12 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo de número 11.322/10, no dia 10 de maio.

    Leia tudo sobre: Beto RichaEleiçõesVox/Band

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG