Aziz ganharia no primeiro turno, diz pesquisa

Nova pesquisa no Amazonas mantém Omar Aziz à frente; Dilma também amplia vantagem sobre Serra

Mário Bentes, iG Amazonas |

A mais nova pesquisa de intenções de voto realizada no Amazonas aponta o atual governador e candidato à reeleição Omar Aziz (PMN) como o vencedor da disputa no primeiro turno. A pesquisa – do Action / Jornal A Crítica – mostra Aziz com 49% das intenções de voto, contra 37% Alfredo Nascimento (PR), seu principal adversário.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto e divulgada neste final de semana. De acordo com o Action, Dilma Rousseff (PT) tem agora 76% do eleitorado, José Serra (PSDB) 9% e Marina Silva (PV) 8%. Foram entrevistadas 1062 pessoas em Manaus e 783 em 16 municípios, totalizando 1.845 pessoas.

Quem registrou aumento nos percentuais em relação às pesquisas anteriores foram Hissa Abrahão (PPS), agora com 1% das intenções de voto – na pesquisa anterior o candidato não pontuava – e Luís Navarro (PCB). Luís Carlos Sena (PSol) e Herbert Amazonas (PSTU) – não citados nas anteriores – têm agora menos de 1%.

Votos brancos e nulos somam 5% e indecisos 7%. Os resultados foram obtidos pela “pesquisa estimulada,” onde um disco com os nomes dos candidatos são apresentados. Na “pesquisa espontânea” – os entrevistados citam de memória seus candidatos – a diferença entre Omar e Alfredo diminui: Aziz cai 35%, contra 24% de Alfredo.

Dilma Rousseff

Uma novidade aparece em relação à corrida à Presidência da República. A pesquisa mostra Dilma Rousseff (PT) com 76%, José Serra (PSDB) com 9% e Marina Silva (PV) com 9%. Na pesquisa do Ibope divulgada em julho Serra tinha 16%, Dilma 68% e Marina 7%. A pesquisa atual não realizou simulações para segundo turno.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o número 023395 2/2 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número 26394-2010. A margem de erro é de 2,28% para mais ou para menos.

    Leia tudo sobre: eleiçoes ampesquisa amaziz amalfredo ampleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG