Avaliação positiva do governo chega a 76%

Vox Populi também aponta que 19% da população considera o governo regular; 5% o avalia de forma negativa

Severino Motta, iG Brasília |

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a 76% em maio, conforme mostra pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado. Na rodada anterior da amostragem, feita em janeiro, o número era de 74%. A variação ficou dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,2 dois pontos para cima ou para baixo.

Dentro da avaliação positiva, 31% dos entrevistados definiram o governo como ótimo e 45% como bom. O governo ainda foi considerado regular por 19% da população. Outros 5% o consideraram negativo. Destes, 2% avaliaram o governo como ruim e 3% como péssimo.

Força de Lula

A pesquisa Vox Populi mostrou um crescimento de três pontos na influência de Lula na hora do voto. Dos entrevistados, 33% disseram que votariam “com certeza” num nome indicado pelo presidente. Em janeiro eram 30%.

Parte dos eleitores – 30% - respondeu que “poderia votar” num nome indicado pelo presidente, mas isso dependeria de quem é o candidato. Dos entrevistados, 10% disseram que não votariam num nome apontado por Lula e outros 24% disseram que não levam isso em conta na hora da escolha.

A pesquisa também mostrou a força dos governadores na hora do voto. Dos entrevistados, 15% disseram que votariam “com certeza” no nome apontado pelo chefe do Estado. Outros 36% disseram que poderiam votar no nome indicado a depender de quem fosse o candidato.

Um grupo de 15% dos eleitores disse que não votaria em ninguém a pedido do governador e 30% disse que não leva isso em conta.

Dilma é de Lula

A pesquisa Vox Populil também quis saber quem é identificado como o candidato do presidente Lula.

Dos entrevistados, 74% disseram que Dilma é a candidata apoiada por Lula, 4% disseram que José Serra é quem tem o apoio presidencial e 1% jogou Lula para a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

    Leia tudo sobre: pesquisadilmaserra. vox populi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG