Ausência no 1º turno não impede eleitor de votar no domingo

Eleitores que não compareceram para votar na primeira etapa devem justificar falta, mas podem ir às urnas normalmente no dia 31

iG São Paulo |

Os eleitores que não compareceram e nem justificaram a ausência no primeiro turno poderão votar normalmente na segunda etapa, que acontece no próximo dia 31 de outubro, já que o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno.

De acordo com a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos. Mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno ele deverá votar no segundo. Caso contrário terá de justificar ausência ou pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

No primeiro turno, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas.

O eleitor cujo voto é obrigatório que não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como – se aprovado – tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

* Com informações do TSE

    Leia tudo sobre: eleiçõespleito 2010guia do eleitorjustificativa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG