Ausência de Cid é destaque em debate

Sem apresentação de propostas, candidatos focam críticas à atual gestão de Cid Gomes no Estado

Lauriberto Braga, iG Ceará |

A ausência de Cid Gomes foi o principal destaque do debate realizado nesta quinta-feira (19) na TV Jangadeiro, afiliada do SBT, no Ceará. Os quatro candidatos ao governo do Estado criticaram em coro a administração de Cid Gomes. O mediador, Nonato Albuquerque, também ressaltou durante a abertura de todos os blocos a ausência do governador, que havia adiando que não iria ao debate por não concordar com as regras do evento.

Lúcio Alcântara subiu o tom contra Cid e suas obras. Referindo-se ao atual governador como ‘autoritário e avesso às discussões’, o candidato do PR falou sobre o Oceanário, dizendo ser ‘uma dessas obras sem necessidade’. Marcos Cals (PSDB) também teceu críticas ao valor gasto no Acquário, R$ 250 milhões. Para ele, com a verba, ‘seria possível construir 100 escolas profissionalizantes de tempo integral, pagar o piso nacional para os professores e premiar os melhores estudantes com uma bolsa de R$ 250.’

Nos momentos em que tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si, os candidatos continuaram com o foco no governo de Cid. Questionado sobre segurança, Lúcio Alcântara afirmou que "o governador prometeu dar segurança aos cearenses e isso não aconteceu, pois priorizou carros de luxo e não deu condições aos policiais de trabalhar. É um governo de fachada".

Marcelo Silva, candidato do PV, abordou a questão do estaleiro em Fortaleza. . "Fomos contra este estaleiro, pois seria como colocar um fogão na sala de visita da cidade. Faltou discussão na questão e um estudo de impacto econômico ambiental". Soraya Tupinambá (PSOL) denunciou que o modelo de desenvolvimento adotado pelo governador é predatório, "pois abre o turismo para o capital internacional, envenenando o solo".

A TV Jangadeiro realizará um segundo debate entre os candidatos com representação no Congresso em 27 de setembro. Desta vez, espera-se a presença de Cid Gomes, porém o candidato não se manifestou ainda.

    Leia tudo sobre: eleições cecid gomes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG