Após virada no 1º turno, Coutinho é eleito governador da Paraíba

Ex-prefeito de João Pessoa obteve até agora 53,6% dos votos no 2º turno, contra 46,3% de José Maranhão, que tentava a reeleição

Alessandra Oggioni, iG São Paulo |

ae
eleições 2010, apuração, PB, Ricardo Coutinho
Depois da virada no primeiro turno das eleições, quando pesquisas apontavam a vitória de José Maranhão (PMDB), o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) foi eleito governador do Estado neste segundo turno. Com 98,7% das urnas apuradas, Coutinho tinha 53,6% dos votos e Maranhão tinha 46,3%.


No primeiro turno, Coutinho conseguiu reverter o cenário previsto pelas pesquisas e passou para a segunda etapa com nove mil votos a mais que seu adversário.

No segundo turno, os levantamentos inverteram as previsões e mostravam vantagem para Coutinho. Na pesquisa Ibope publicada em 14 de outubro o candidato do PSB teve 57% dos votos válidos, contra 43% para o peemedebista.


Coutinho estava no comando da prefeitura da capital paraibana há dois mandatos (2004-2008) e deixou o cargo em março deste ano para disputar o governo do Estado. Aos 49 anos, o ex-líder sindical começou a vida política no PT, foi vereador e deputado estadual. Formado em Farmácia, Coutinho recebeu apoio do PDT, PTN, PPS, DEM, PTC, PSB, PV, PRP e PSDB e venceu as eleições deste ano ao lado do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), vice-governador em sua chapa.

Na reta final, a campanha de Coutinho ainda recebeu o apoio da senadora Marina Silva (PV-AC), da deputada estadual Iraí Lucena (PMDB-PB) e dos deputados federais Luiza Erundina (PSB-SP) e Gabriel Chalita (PSB-SP).

    Leia tudo sobre: eleições pbcoutinho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG