Após campanha morna no Ceará, Cid chega como favorito às urnas

Denúncias foram insuficientes para tirar a dianteira do governador, que busca a reeleição

Lauriberto Braga, iG Ceará |

Os cearenses vão às urnas hoje em uma eleição aparentemente já decidida. De acordo com todas as pesquisas, o governador Cid Gomes (PSB) deverá ser reeleito em primeiro turno com um percentual superior a 55% dos votos válidos.

A reta final da campanha foi agitada por uma denúncia da revista Veja mas, na maior parte do tempo, a corrida eleitoral foi predominantemente morna. Os principais adversários do governador, Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB), tiveram poucas chances para subir nas pesquisas e eventualmente levar a disputa para um segundo turno.

De acordo com a Veja , Cid teria desviado R$ 300 milhões dos cofres públicos, uma denúncia que envolvia também o seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). O governador se defendeu dizendo que não responde a nenhum processo judicial por corrupção, mas nos debates teve ainda o desprazer de explicar novamente a famosa viagem de férias para os EUA com a família, em 2008, supostamente bancada com recursos oficiais, o que sempre foi negado por ele.

Se as denúncias não colaram, isso deve-se ao fato de que Cid é visto como um político que fez uma boa gestão. Nos três anos e nove meses de gestão, seu governo sempre foi bem avaliado pelos cearenses. Nem todas as promessas de campanha foram cumpridas, mas ele encerra este primeiro mandato com um saldo de 3,8 mil obras que geraram 30 mil empregos diretos.

Alcântara e Cals ainda apostam num segundo turno, mas a perspectiva é remota. Na última pesquisa Vox Populi/ iG , realizada em 24 de setembro, Cid aparecia com 54%, contra 19% de Alcântara e 12% de Cals.

A disputa maior, portanto, fica por conta das duas vagas para o Senado. De acordo com a Vox, Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) têm respectivamente 46%, 44% e 43%, empatados tecnicamente numa disputa que promete ser voto a voto. O Ceará vai às urnas com 5.881.584 eleitores.

    Leia tudo sobre: eleiçoes cecid gomesciro gomes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG