Ao menos 3 Estados registram abstenção maior do que no 1º turno

No Pará, faltando apenas uma hora para o fim do processo, apenas 60% dos eleitores haviam comparecido às urnas

iG São Paulo |

Ao menos três Estados do País registravam, a poucas horas para o encerramento da votação, abstenção maior do que a observada no primeiro turno das eleições. A situação é explicada pelo fato de muitos eleitores terem aproveitado o feriado prolongado do dia 2 de novembro (Finados) para viajar.

No Pará, faltando apenas uma hora para o fim do processo, apenas 60% dos eleitores haviam comparecido às urnas.

No Rio de Janeiro, onde a votação já foi encerrada, a abstenção chegava a 22% às 17h50 – na primeira fase da campanha, o índice foi de 17%.

Após a divulgação do cenário, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), desembargador Nametala Jorge, afirmou que se sentiu frustrado com o resultado parcial. "Temos que mudar a data do pleito, porque a cultura dos brasileiros vai ser difícil de mudar. Por exemplo, o carioca, que vive em uma cidade estressante, vai aproveitar o feriado para viajar. Não tem jeito. Eu acho que é um desprestígio com a classe política. Eu me sinto frustrado".

Em Minas, o índice era de 21,1% quando pouco mais da metade das urnas (53%) já havia sido apurada – no primeiro turno, o número chegou a 18,43%.


    Leia tudo sobre: abstenções

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG