Antes da aliança, PMDB viveu sua guerra estelar

Infográfico mostra quem é quem na série "Guerra nas Estrelas" protagonizada pelo partido antes de lançar candidato a vice de Dilma

iG São Paulo |

Oito anos após subir ao altar com o hoje adversário José Serra (PSDB), o PMDB oficializou no último sábado, em sua convenção nacional, a indicação do deputado Michel Temer (SP) como candidato a vice-presidente da República na aliança com o PT da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.

Foram anos de flertes, discussões, desconfiança e concessões (insuficientes para uns, elásticas demais para outros) entre petistas e peemedebistas. E, apesar das resistências das famílias, que espalharam durante o período uma verdadeira guerra entre irmãos, valeu no fim o lema extraoficial que rege o partido desde a reabertura política: mudar para continuar no lugar de sempre, seja quem for o noivo – ou a noiva, no caso das eleições deste ano. Noiva, aliás, que leva ao altar uma aliança que renderá um valioso tempo na propaganda eleitoral no rádio e na televisão, graças a uma bancada de 91 deputados federais eleitos pelo PMDB, hoje o maior partido do País que tem ainda em suas fileiras 17 senadores, nove governadores, 172 deputados estaduais, 1.201 prefeitos e seis ministros do atual governo.

Confira abaixo quem foram os principais personagens – e estrelas – da batalha que resultou, enfim, na formação da Grande Aliança.


    Leia tudo sobre: PMDBPTeleições 2010Guerra nas Estrelasinfográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG