Anastasia e Hélio Costa mostram realizações e elogiam Aécio na TV

Candidatos relembram seus feitos nos governos Estadual e Federal nos primeiros programas do Horário Eleitoral Gratuito

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Os candidatos ao governo de Minas, o peemedebista Hélio Costa e o tucano Antônio Anastasia, prestaram conta de suas realizações como ministro e governador, respectivamente, em seus programas de estréia no Horário Eleitoral Gratuito na televisão. Costa, líder nas pesquisas de intenção de votos, afirmou que suas ações colocaram o "Brasil na vanguarda tecnológica da América Latina". Em seu programa, Anastasia, candidato à reeleição, foi igualado em importância à Aécio Neves (PSDB) no governo do estado.

No programa do ex-ministro Costa, logo no início um slogan anuncia “Dois grandes homens, um só governo”, numa referência à importância do ex-ministro Patrus Ananias (PT) na coligação. Costa é mostrado como o ministro de Lula que “que abriu as portas do século XXI a milhões de brasileiros”, devido à escolha do padrão da televisão digital e do acesso à internet gratuita nas escolas públicas. Já Patrus também é apresentado como outro superministro que viabilizou o “maior programa de distribuição de renda do mundo”, o bolsa-família.

Na seqüência, a candidata à presidência Dilma Roussef (PT) falou da importância dos dois no governo: “Toda vez que eu me reunia com Hélio e Patrus, o presidente Lula brincava a turma mineira estava tomando conta do seu governo”, disse a candidata. O programa terminou com a apresentação da pesquisa DataFolha divulgada em 13 de julho, na qual Hélio Costa tem 43% e Anastasia, 17%.

Depois foi a vez de Anastasia. Na estréia de seu programa, os mais de sete anos de Aécio no governo Estadual foram chamados pela primeira vez de "Governo Aécio/Anastasia" e por isso, segundo o programa, “ninguém melhor do que o próprio Anastasia para continuar um governo que vai muito bem”.

Enquanto Hélio Costa apostou em depoimentos e participações de “padrinhos ilustres”, o programa de Anastasia, visivelmente mais produzido, trouxe um jingle de campanha gravado por Rogério Flausino, vocalista da banda mineira Jota Quest. Anastasia também usou o programa para relembrar ações de governo, como a construção de Linha Verde da cidade administrativa e do asfaltamento de mais de 200 rodovias estaduais, ligando dezenas de cidades do interior à rodovias federais.

Ambos escolheram o candidato ao Senado, Aécio Neves, como o “grande eleitor” do estado e procuraram elogiar o ex-governador. Hélio Costa afirmou que “Minas precisa de um governo que continue as coisas boas que Aécio fez, mas que invista mais nas áreas de saúde, educação, segurança e social”. Já Anastasia disse que “as palavras de apoio de Aécio eram uma honra” e que “Minas Gerais vai muito bem e com ele (Anastasia) irá ainda melhor”.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG