Anastasia e Costa prometem debate quente na TV

Adversários na disputa ao governo de Minas se encontram pela primeira vez desde mudança nas pesquisas de intenção de votos

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Depois de ter confirmada as presenças dos dois líderes nas pesquisas de intenção de votos, o segundo encontro na Band promete ser quente na noite desta sexta-feira (16), a partir das 22 horas, em Belo Horizonte.

Com os candidatos ao governo de Minas Hélio Costa (PMDB) e Antônio Anastasia (PSDB) praticamente empatados nas pesquisas de intenção de votos, o encontro pode ser a última oportunidade de ambos para conquistar os votos dos eleitores indecisos – que variam de 15% a 20% segundo pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, respectivamente. Na pesquisa Datafolha divulgada em 11 de setembro, o candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa, aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Antônio Anastasia (PSDB), com 36%. Pela pesquisa Ibope, divulgada dia 13 de setembro, o tucano aparece com 41% das intenções de voto contra 32% do peemedebista.

Se no primeiro debate o ataque pertenceu a Anastasia, que estava a 20 pontos percentuais do peemedebista, a julgar pelos últimos eventos de campanha, desta vez deve ser Hélio Costa que irá pressionar o tucano. No início da campanha, o candidato do PMDB chegou a afirmar que o governo de Minas, na gestão do ex-governador Aécio Neves, tinha realizado uma “administração admirável”.

Entretanto, com a mudança nos resultados das pesquisas de intenção de votos e a aproximação do atual governador, Costa passou a criticar pontualmente as que considera deficiências da gestão tucana sem citar nominalmente Aécio Neves. Além disso, Costa também fortaleceu o discurso de que tem o apoio de Lula e Dilma e que apenas um alinhamento político com o Governo Federal pode trazer para Minas Gerais obras e projetos que não foram desenvolvidos pelos tucanos.

Luiz Carlos, José Fernando, Fabinho e Edilson Nascimento também participam

Já Anastasia que, no primeiro debate, acusou Costa de má gestão e até corrupção no Ministério das Telecomunicações e nos Correios, empresa pública ligada à pasta do então ministro, tem divulgado, por meio de sua assessoria de imprensa de campanha, diversas notas com declarações rebatendo todas as alegações e críticas do peemedebista.

Além de Costa e Anastasia, que confirmaram sua presença à reportagem do iG, participam do debate os candidatos Luiz Carlos (PSOL), José Fernando (PV), Fabinho (PCB) e Edilson Nascimento (PTdo B), que têm representação partidária no Congresso Federal, Cada um deles aparece apenas com 1% das intenções de votos segundo diversas pesquisas de intenção de votos.

    Leia tudo sobre: Eleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG