Ana Júlia faz balanço do governo no Pará

Governadora diz que entrega `Estado melhor¿ ao adversário e lamenta: `falta de comunicação¿ foi um erro

Pollyanna Bastos, iG Pará |

A governadora do Pará e candidato à reeleição derrotada, Ana Júlia Carepa (PT), fez um balanço da campanha eleitoral e de sua gestão à frente do Estado. Ana Júlia parabenizou o adversário Simão Jatene (PSDB) pela vitória, mas não perdeu a oportunidade de alfinetar o oponente:

"Ele vai pegar o estado mil vezes melhor do que eu peguei," declarou a governadora, que recebeu o estado das mãos do próprio Jatene, em 2007. Durante a coletiva, Ana Júlia fez um balanço positivo de seu mandato como gestora do Pará: "sei que fiz uma mudança profunda neste estado."

Propaganda

E reconheceu que o principal erro da sua gestão foi a falta de propaganda: "Nós gastamos pouco divulgando tudo o que fizemos neste estado." A área de comunicação foi um dos setores mais criticados durante o governo de Ana Júlia e também na campanha, uma das mais caras do país, com orçamento superior a R$ 40 milhões.

Este ano o Pará bateu recorde no tempo de apuração, pela primeira vez a contagem dos votos terminou antes da meia-noite de domingo (31). Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o Estado também apresentou o maior índice de abstenção do país, cerca de 26% dos paraenses.

Abstenção

Esse percentual representa mais de 1milhão de 200 mil pessoas deixaram de comparecer às urnas neste segundo turno. Apesar do grande número de faltosos o resultado confirmou a tendência apontada desde as primeiras pesquisas eleitorais no estado, que apontaram o candidato tucano como favorito. Jatene teve 55,74% dos votos válidos, contra 44,26% de Ana Júlia. Os votos brancos e nulos somaram 4,27%.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG