Amazonas tem abstenção recorde

Cerca de 406 mil eleitores não foram às urnas ontem. TRE diz que as eleições foram tranquilas

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, informou que as eleições de domingo (3) registrou um dos maiores números de abstenções. Cerca de 406 mil pessoas deixaram de ir às urnas, para celebrar o exercício da democracia representativa.

O número de abstenções no Amazonas foi maior do que os votos obtidos por um dos candidatos ao governo do Estado. O ex-ministro do governo Lula, Alfredo Nascimento (PR) conseguiu 382.935 votos. A presidenta do TRE classificou as eleições de tranquilas. “O Amazonas teve um eleição tranquila e dentro das normalidades,” disse.

“As ocorrências registradas podem ser consideradas menores em relação a 2008, quando tivemos eleições municipais. Problemas como boca de urna, o não-cumprimento da lei seca e tentativa de compra de votos acabam sendo normas em eleições. Mas nós aumentamos a fiscalização e conseguimos atender todo o Estado,” acrescentou.

No total, mais de um milhão e seiscentos mil eleitores amazonenses compareceram às seções eleitores, o que representa 79,3%, dos dois milhões de cidadãos aptos a votar.


    Leia tudo sobre: eleições amtre amabstençãonascimento amaziz am

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG