Amapá anuncia sorteio das urnas eletrônicas

Tribunal Eleitoral sorteia zonas eleitorais e faz auditória das urnas com votação paralela neste sábado (30)

Menezes y Morais, iG Brasília |

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informou que o sorteio das zonas eleitorais e suas respectivas seções que terão as urnas eletrônicas auditadas, serão feitos em cerimônia pública às 9h deste sábado (30). As urnas sorteadas passarão pelo processo de auditoria mediante votação paralela no domingo (31).

Conforme o TRE, a votação paralela existe desde 2002. “É uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. Ela foi implantada porque o uso de sistemas informatizados na captação e contabilização dos votos acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, comuns à época do voto em cédulas.”

Contagem dos votos

Mas, se resolveu um problema, trouxe para o processo eleitoral um novo desafio, que é o de garantir à sociedade a correta captação e contabilização do voto pela urna eletrônica, conforme admitiu o TRE-AP. A Comissão de Votação Paralela do é presidida pelo juiz de Direito, Dr. Augusto Cesar Leite.

A votação terá a participação da empresa UHI Moreira Auditores, “para acompanhar o processo de auditoria das urnas.” Também participarão alunos de várias instituições educacionais, do curso de Direito e maiores de 16 anos, “que colaboraram com o preenchimento das mais de mil cédulas eleitorais” da votação paralela no primeiro turno.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG