Aloysio Nunes é o único a usar imagem de FHC em São Paulo

Candidato do PSDB ao Senado utiliza depoimento do ex-presidente no horário eleitoral gratuito

Piero Locatelli, iG São Paulo |

nullIgnorado pela maior parte dos seus aliados, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez sua primeira aparição no horário eleitoral dando apoio a Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), candidato ao Senado. Geraldo Alckmin e José Serra, candidatos tucanos ao governo de São Paulo e ao Planalto, não mostraram FHC em seus programas até agora.

A baixa popularidade do ex-presidente faz com que seus aliados o omitam nas propagandas. Ao terminar seu governo, Fernando Henrique era avaliado como ótimo ou bom por 26% do eleitorado, segundo pesquisa Datafolha de dezembro de 2002. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 77% de avaliações positivas, segundo a última pesquisa do instituto.

    Mesmo assim, Aloysio convidou FHC para seu programa. Sem ultrapassar 5% nas pesquisas de intenção de voto, o candidato tenta ter a imagem atrelada aos tucanos mais famosos. “As chances da minha eleição aumentam na medida em que eu me identifico com o eleitorado tucano no Estado”, diz o candidato, que contou com um depoimento de um minuto dado pelo ex-presidente.

"Eu conheço o Aloysio Nunes há muito tempo, desde quando nós brigávamos juntos contra o regime autoritário que nos negava liberdade”, diz FHC no depoimento feito a convite de Aloysio. Na declaração, Fernando Henrique elogia o trabalho dele a frente dos ministérios da Justiça e da Casa Civil em seu governo.

O candidato ao Senado também usou um depoimento de Serra, mas bem mais curto que o de FHC, com somente dez segundos. Nele, o presidenciável diz que confia em Aloysio e que ele era seu braço direito no governo do Estado e na prefeitura de São Paulo.

    Leia tudo sobre: eleições spsenadopsdbaloysio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG