Alckmin promete criar novo campus da USP em Cubatão

Governador também pretende transformar a Univesp em uma Fundação

Piero Locatelli, iG São Paulo |

O candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje que pretende criar um novo campus da USP (Universidade de São Paulo) em Cubatão, na Baixada Santista.

Agência Estado
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, participa da sabatina
“Vamos instalar a Poli-USP em Cubatão e fortalecer as engenharias”, disse Alckmin em sabatina realizada pela Folha de S. Paulo, se referindo à escola politécnica da USP. O candidato não deu mais detalhes do projeto ou prazos para que ele fosse cumprido.

Alckmin também disse que pretende transformar a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em uma fundação. Criada por um decreto do ex-governador José Serra em 2008, a Univesp é atualmente subordinada à Secretaria de Ensino Superior do Estado. Caso fosse transformada em fundação, a administração não seria mais feita diretamente pelo Estado e a universidade poderia ampliar as fontes de financiamento. O candidato disse que a iniciativa criaria “a quarta universidade de São Paulo”.

Nossa Caixa
O tucano defendeu a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil, feita em novembro de 2008 pelo então governador José Serra. Ontem, o candidato Aloizio Mercadante (PT) havia criticado a administração tucana pela venda do banco estadual.

O tucano disse que São Paulo não necessita de um banco comercial. Ele defendeu a existência de uma agência de fomento no Estado, que funcionasse “como um BNDES” (Banco Nacional do Desenvolvimento) para “financiar a produção, fazer capital de giro e comprar máquina”.

Segundo Alckmin, Serra “não privatizou” a Nossa Caixa, pois a empresa já era de capital aberto quando o governo do Estado vendeu sua participação para o Banco do Brasil.

    Leia tudo sobre: Geraldo AlckminsabatinaUSP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG