Aécio Neves e Itamar Franco estreiam em debate na TV

Encontro entre candidatos ao Senado de Minas terá presenças inéditas de ex-governador e ex-presidente. Pimentel também vai

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Em quase três décadas de vida pública, o ex-governador Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado, nunca participou de debates na TV. Essa escrita pode ser quebrada nesta quinta-feira (02), no debate que acontece a partir das 22h, com transmissão pela Band Minas e pela BandNews FM de Belo Horizonte.

Aécio já foi deputado federal por quatro mandatos, concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte - na única eleição que foi derrotado -, e foi eleito duas vezes para o governo de Minas, mas jamais esteve presente nos debates promovidos pela TV. Nas eleições de 2002 e 2006, líder disparado nas pesquisas de intenção de votos, ele se negou a comparecer e sua ausência foi pouco sentido pelos eleitores: foi eleito com mais de 65% dos votos válidos em ambas as disputas.

Além de Aécio, outro estreante é o ex-presidente Itamar Franco (PPS), que apesar de ter uma trajetória política de mais de 40 anos, também faltou aos debates do período em que concorreu ao governo de Minas, nas eleições de 1998, quando também liderava as pesquisas de intenção de votos. A ausência, novamente, foi pouco sentida e Itamar foi eleito ainda no primeiro turno com ampla maioria.

Embora tenham faltados aos debates em situação semelhante nas pesquisas de intenção de votos, tanto Aécio quanto Itamar confirmaram sua presença inédita esta noite. Entretanto, a avaliação da coordenação da campanha dos candidatos, que tem ainda o governador e candidato à reeleição Antônio Anastasia (PSDB), é que sua presença poderá ajudar justamente o postulante a mais um mandato ao governo de Minas. Anastasia esteve durante todo este ano atrás nas pesquisas de intenção de votos, enquanto seu principal adversário, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB), liderava com folga de mais de 20 pontos percentuais. Somente a pesquisa mais recente do Ibope/Estado/Globo, divulgada em 28 de agosto, é que o tucano "colou" e está empatado tecnicamente com o peemedebista com 35% contra 33% a seu favor. A campanha também avalia que Aécio está não terá problemas de confronto durante o debate, uma vez que seu nome tem sido elogiado até por adversários políticos nessa eleição.

Debate pode ser uma boa oportunidade para Pimentel reverter o quadro

Outra presença importante no debate desta noite é de Fernando Pimentel (PT). Atrás em todas as pesquisas de intenção de votos para o Senado – novamente a pesquisa Ibope/Estado/Globo mostra que o petista está muito atrás de seus principais adversários. Aécio, provavelmente eleito, tem 68% das intenções de votos. Itamar aparece em segundo, com 43%, e Pimentel tem apenas 21%. Com duas vagas em disputa, resta ao petista focar sua munição contra o ex-presidente. O debate pode ser uma boa oportunidade do petista para mudar o rumo da eleição.

Além dos principais postulantes ao cargo, têm presenças confirmadas Zito Vieira (PC do B), Marilda Ribeiro (PSOL), Mineirinho (PSOL) e Miguel Martini (PHS), todos com menos de 1% nas pesquisas de intenção de votos.

Os candidatos serão sabatinados por Ivana Moreira, chefe de redação da BandNews FM; Luis Carlos Bernardes, comentarista político da TV Bandeirantes; Eduardo Costa, repórter da Rádio Itatiaia; Carlos Lindenberg, colunista do jornal "Hoje em Dia"; e Teodomiro Braga, diretor de redação do jornal "O Tempo". Além das perguntas dos jornalistas, os candidatos também farão perguntas entre si.

    Leia tudo sobre: Eleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG