85% aprovam Ficha Limpa, diz Ibope

Pesquisa foi encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e traçou perfil do eleitorado brasileiro

iG São Paulo |

Pesquisa Ibope feita sob encomenda da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) aponta que 85% dos eleitores aprovam a Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de postulantes já condenados em órgãos colegiados.

O levantamento apontou, no entanto, que praticamente um em cada dez brasileiros ainda não conhece a lei. Apenas 3% da população disse ser contra a norma. O local onde a lei tem maior apoio da população são as regiões Norte e Centro Oeste: 91%. Entre quem tem ensino superior, o índice de apoio também chega a 91%.

A pesquisa, feita entre os dias 18 e 21 de agosto, ouviu 2.002 pessoas com o objetivo de conhecer os hábitos e atitudes do eleitor em relação ao processo de votação. O levantamento do Ibope apontou que 43% dos entrevistados conhecem casos de políticos que compram votos para se eleger. A maioria (56%) disse desconhecer a prática.

O índice de eleitores que conhecem pessoas que trocaram votos por benefícios é semelhante: 41%, contra 58% que afirmam desconhecer. A maioria dos entrevistados (85%) declarou não ter disposição para vender votos, contra 13% que afirmaram o contrário (o índice chega a 21% do Nordeste). A maioria dos eleitores, porém, diz que não denunciaria a prática: 54%, contra 41% que disseram que recorreriam a autoridades como a Justiça Eleitoral (43%) ou a polícia (24%) – a 14% disseram não saber a quem recorrer.

Para 73% das pessoas, segundo a pesquisa, o principal beneficiado da política é o próprio político; 42% disseram não concordar que a política seja benéfica para a população.

Ainda de acordo com o instituto, o eleitor, na hora de decidir o voto, leva em conta as propostas de trabalho do candidato (53%). Os benefícios para o bairro ou a comunidade são levados em conta por 16% – outros 5% defendem que o candidato traga benefício às suas famílias. A experiência e o partido do postulante são levados em conta por apenas 18% e 1% dos eleitores, respectivamente.

    Leia tudo sobre: pleito 2010AMBIbopeperfil do eleitor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG