Segunda rodada das eleições municipais deve ocorrer em 55 cidades brasileiras no próximo dia 30; entenda a regras do TSE válidas em todo Brasil

Agência Brasil

Segundo o TSE, a segunda rodada das eleições municipais será realizada em 55 cidades do país no próximo dia 30
Divulgação/Nelson Jr./ ASICS/TSE
Segundo o TSE, a segunda rodada das eleições municipais será realizada em 55 cidades do país no próximo dia 30


Os candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições municipais têm até o dia 15 de outubro para retomar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, data limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A segunda rodada da votação será realizada em 55 cidades do país no próximo dia 30.

LEIA MAIS:  Nulos, brancos e abstenções 'vencem' eleições em 22 capitais

De acordo com o calendário do TSE, até a próxima quinta-feira (6), o juiz eleitoral de cada localidade deve proclamar o resultado provisório do primeiro turno em cada um dos municípios do país.

Inicia-se, então,  uma contagem de 48 horas para a autorização da veiculação da propaganda gratuita. Como a proclamação do resultado pode ocorrer em datas diferentes em cada um dos estados, a retomada da propaganda pode variar entre as localidades, sempre respeitando o prazo limite, que este ano é 15 de outubro.

LEIA MAIS:  “O Brasil vive sob o mito da democracia racial”, aponta cientista político

As regras para a divulgação de propaganda em rádio e televisão estão previstas em resolução do TSE, que define, entre outros pontos, o tempo destinado aos candidatos. Segundo o texto, no segundo turno, serão destinados, em cada um dos veículos, dois blocos de 20 minutos diários. O tempo será dividido entre os candidatos, ou seja, cada um terá direito a dez minutos.

Outra regra determina a ordem de aparição dos concorrentes no horário eleitoral gratuito. Na primeira propaganda a ser veiculada, o candidato mais votado aparece primeiro. A partir daí, a ordem será alternada a cada programa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.