Nova Iguaçu (RJ) elege Nelson Bornier como prefeito

A atual prefeita Sheila Gama (PDT) ficou com 44,70% dos votos válidos

Agência Brasil |

Agência Brasil

O candidato Nelson Bornier (PMDB) venceu a disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, com 55,30% dos votos válidos. A atual prefeita Sheila Gama (PDT) ficou com 44,70% dos votos válidos. Os votos brancos ficaram em 5,30% e os nulos, 8,29%. A abstenção registrou 22,74%.

Nascido no Rio de Janeiro, Bornier, atualmente deputado federal, já foi prefeito de Nova Iguaçu, entre 1997 e 2000. Em seguida, Bornier foi reeleito para o mandato iniciado em 2001, mas no ano seguinte, renunciou à prefeitura para candidatar-se a deputado federal.

Confira o especial do iG sobre as eleições 2012

Maior município em extensão territorial da Baixada Fluminense, com 11,1% da área metropolitana do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu é, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sexta maior economia do estado e a 48ª do país. Conforme o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do município chegou, em 2009, a R$ 9,5 bilhões. A participação do setor de serviços no PIB fica em torno de 88% e a da indústria, em quase 15%.

Com mais de 800 mil habitantes, Nova Iguaçu é o segundo município mais populoso da Baixada Fluminense e o quarto maior colégio eleitoral do estado, com 561 mil eleitores.

Considerada uma das cidades mais violentas da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu teve no primeiro turno a segurança reforçada pelas Forças Armadas, além de presença significativa de fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que atuaram na repressão à propaganda irregular e à boca de urna no dia da votação.

Com renda per capita de R$ 237,50, o município ocupa a 45ª posição no ranking estadual em índice de desenvolvimento humano. Nova Iguaçu tem mais de um terço de sua extensão territorial coberto por florestas e abriga importantes áreas de preservação ambiental, além de uma generosa bacia hidrográfica, tendo como principais rios o Iguaçu e o Guandu.

Com 300 quilômetros de rodovias federais, estaduais e municipais, e situada à margem de uma das mais importantes, a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, Nova Iguaçu tem 87 escolas estaduais e 126 municipais. De acordo com o site da prefeitura, 81% dos mais de 297 mil domicílios têm acesso à rede geral de abastecimento de água e 52% têm esgoto sanitário ligado à rede de coleta.

Leia mais:

Neilton Mulim é o novo prefeito de São Gonçalo
Denni Dauttmam é eleito prefeito de Belford Roxo
Alexandre Cardoso é eleito prefeito de Duque de Caxias
Rubens Bomtempo é eleito prefeito de Petrópolis
Neto é reeleito prefeito de Volta Redonda
Rodrigo Neves é eleito prefeito de Niterói

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG