Tribunal Superior Eleitoral teve de trocar 1.266 urnas no País

No Rio de Janeiro, cerca de 400 eleitores são obrigados a votar manualmente

iG São Paulo |

Em todo o Brasil, 1.266 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas desde o início da votação. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número representa 0,309% do total de mais de 400 mil urnas distribuídas pelas 431.185 sessões de votação.

Ao todo, 57.003 urnas estão disponíveis para substituir as que eventualmente apresentem problemas. Neste ano, o TSE incrementou as urnas eletrônicas com baterias que têm autonomia de até 12 horas sem recarga, o que significa que, em caso de falta de luz, a eleição terá condição de continuar.

Entretanto, caso as urnas funcionem durante todo o dia com bateria, não é possível garantir que haverá carga suficiente, após as 17h, para a transmissão dos dados.

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012

Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que, das mais de 37 mil urnas eletrônicas instaladas no Estado, 675 apresentaram defeito até as 13h. Desse total, 188 precisaram ser substituídas, sendo 100 na capital fluminense. Em Botafogo, na zona sul da capital fluminense, uma urna não poderá ser trocada por problemas técnicos e cerca de 400 eleitores terão que votar manualmente.

Em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram trocadas 23 e 18 urnas respectivamente. Em São Gonçalo, região metropolitana, cinco máquinas precisaram ser substituídas, assim como em Campos e em Nova Friburgo. O restante das urnas que tiveram de ser trocadas destina-se à votação no interior do Estado.

Leia também: Número de detidos superlota centro de operações eleitorais do Rio

O presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, minimizou o problema dizendo que foi a única urna do Rio a apresentar defeito.

São Paulo

Em São Paulo, 114 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas. Esse número representa 0,13% de um total de 86.472 urnas, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no início da tarde deste domingo (7).

Na capital paulista, 24 urnas (0,10%) foram substituídas, de um total de 23.779. Já no interior, foram 90 urnas, de 62.693, ou 0,14% do total, de acordo com o TRE-SP.

* Com Agência Estado e Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG