AO VIVO

Eleições nos EUA

Eleições nos EUA
Ao Vivo - Eleições nos EUA
O iG encerra aqui o tempo real das eleições nos EUA. Acompanhe a cobertura completa no Último Segundo.6h20De acordo com as projeções das imprensa americana, Obama venceu em todos os nove Estados-chaves, com exceção da Carolina do Norte, que ficou para Romney. A situação na Flórida permanece incerta e nenhuma TV dos EUA arriscou um palpite até agora.05h46Autoridades americanas afirmam que os resultados na Flórida provavelmente não serão divulgados nesta madrugada, uma vez que um condado parou de contar os votos.05h23O presidente reeleito Barack Obama termina o tradicional discurso da vitória ao som de Bruce Springsteen.05h02

"Eu volto para a Casa Branca mais animado e mais determinado para enfrentar os problemas que estarão diante de nós."

"Nos próximos dias, vou sentar com os líderes dos partidos republicano e democrata para trabalhar nesses problemas. Nós temos muito trabalho a fazer."

"O trabalho de vocês também não termina com o fim das eleições. Nossa nação não se define por aquilo que o governo faz pelas pessoas, mas sim por aquilo que as pessoas fazem por ela."

"Eu nunca estive tão esperançoso quanto ao futuro dos Estados Unidos. Falo de um otimismo que dá coragem para enfrentar os problemas que teremos à frente".

"Não importa se você é negro, branco, hispânico, asiático.. todos podem ter uma chance de crescer aqui neste país. Nós sempre seremos os Estados Unidos da América. Quero lembrar a todos que vivemos na maior nação do mundo."05h01"Esta noite nos lembrou porque a política e a democracia existem. As discussões que tivemos durante a campanha não devem ser esquecidas. É importante discutir sobre assuntos que fazem a diferença na vida das pessoas. Muitas nações lutam por esse tipo de direito."

"Queremos um país em que nossas crianças tenham acesso à educação de qualidade. Queremos um país que não esteja ameaçado pelas mudanças climáticas. Queremos um país que é seguro. Um país que é respeitado no mundo todo. Que tenha o melhor exército e os melhores soldados. Um país que que lute pela liberdade. Um país que esteja aberto para receber imigrantes que buscam uma vida nova."

"Nossa economia está se recuperando. Uma guerra de dez anos foi encerrada", diz Obama, em referência ao conflito no Iraque.

"Nós somos uma família americana. Levantamos e caímos como uma nação. Nesta eleição, você, povo americano, nos lembrou que, embora a jornada tenha sido turbulenta, o melhor está por vir."04h53

"Quero agradecer cada americano que participou nesta eleição. Se você votou pela primeira vez, se você esperou na vila por muito temo - aliás, precisamos dar um jeito nisso -, se você levantou um cartaz do Obama ou do Romney, você foi ouvido."

"Liguei para Romney e o parabenizei por uma campanha muito disputada. Nós batalhamos bastante porque nos importamos muito com esse país."

"Quero agradecer o melhor vice-presidente que qualquer chefe de Estado gostaria de ter: o velho de guerra Joe Biden."

"Eu não seria o homem que sou hoje sem a mulher que aceitou casar comigo há 20 anos. Vou dizer isso publicamente: nunca te amei tanto como te amo hoje. Sasha e Malia vocês crescerão para serem mulheres fortes e destemidas."04h45"Esta noite o nosso trabalho segue adiante. E segue adiante por causa de cada um de vocês."04h44Diante de milhares de partidários em um animado centro de convenções em Chicago, Barack Obama concede o seu primeiro discurso após ser reeleito presidente dos Estados Unidos. Ele subiu ao palco acompanhado da mulher Michelle e das duas filhas.04h36Embora tenha sido reeleito presidente dos Estados Unidos pelo Colégio Eleitoral, Barack Obama está atrás do republicano Mitt Romney na contagem dos votos populares.

De acordo com a última apuração, ambos aparecem com 49% dos votos espalhados pelos Estados Unidos. Porém, o republicano tem uma margem mínima de 335 votos.04h15As urnas foram fechadas no Alasca. Fim de votações nos Estados Unidos.04h08Encerrando seu discurso, o republicano Mitt Romney desejou boa sorte ao presidente reeleito Barack Obama.

"Eu acredito na América. E eu acredito no povo americano", disse Romney.

"Eu e Paul Ryan nos esforçamos o máximo nesta campanha. Porém, o povo escolheu outra pessoa para liderar a nação. Por isso, eu e minha mulher Ann vamos orar para que Barack Obama faça um bom trabalho. Muito obrigado."04h02Em Boston, Massachussets, Romney agradece a todos os envolvidos na campanha republicana para a presidência dos Estados Unidos.

"Quero agrader a Ann, o amor da minha vida. Ela seria uma primeira-dama maravilhosa. Quero agradecer também aos meus filhos, que aguentaram semanas e semanas com seus pais fora de casa".

"Também quero agradecer os voluntários, os partidários que doaram para a campanha republicana".03h58O republicano Mitt Romney sobe ao palco para fazer o discurso em que assumirá a derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

"Acabei de ligar para o presidente Barack Obama para parabenizá-lo. Espero que ele seja bem-sucedido na tarefa de guiar o nosso país", disse Romney.03h56Resultados consolidados nos chamados estados "indecisos", importantíssimos para a reeleição de Obama:

Virgínia: Obama venceu com uma pequena margem e 50% dos votos

Wisconsin: Obama venceu com 52%

Colorado: Obama venceu com margem pequena e 50% dos votos

Iowa: Obama venceu com 52% dos votos

Nevada: Obama venceu com 52% dos votos

Romney teve a maioria dos votos apenas na Carolina do Norte (52%). Flórida e Ohio ainda não encerram a apuração.03h54Vamos lá, gente! A votação ainda não acabou. As urnas seguem abertas no Alasca. E em muitos Estados os delegados do Colégio Eleitoral ainda não foram definidos.03h29Segundo a rede CNN, autoridades do Partido Republicano disseram que Mitt Romney "ainda não está preparado" para aceitar a derrota nas eleições. Nenhum discurso foi marcado até agora.3h02Após uma votação acirrada, o presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama , conquistou na noite desta terça-feira (madrugada de quarta no Brasil) sua reeleição ao derrotar o candidato republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Por volta das 2h40, Obama tinha 256 delegados do Colégio Eleitoral e estava próximo de conseguir os 270 necessários para vencer. Virtualmente, a vitória já era do democrata.

Assim que a rede CNN projetou a vitória de Obama, partidários do presidente receberam um email de agradecimento. "Isso aconteceu por causa de vocês", dizia a mensagem assinada por ele. No Facebook, a equipe do líder publicou uma foto dele abraçando a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, com a frase: "Mais quatro anos".02h53Partidários de Barack Obama já celebram nas ruas de Nova York, Chicago e Boston.

O Empire State Building, um dos maiores símbolos de Manhattan, mudou de cor e agora está todo azul, reproduzindo a projeção que aponta vitória para o democrata.02h41Praticamente comemorando a vitória nas eleições de 2012, Barack Obama agradeceu os eleitores democratas pelo Twitter: "Estamos nessa juntos. Obrigado".

Em outro post, Obama celebra o futuro: "Mais quatro anos".02h36Vitória de Obama!

Em nova projeção, a rede CNN aponta Barack Obama como o presidente reeleito nas eleições de 2012, com 274 delegados no Colégio Eleitoral. 02h19Pode colocar mais um Estado na conta de Barack Obama. O candidato democrata deve vencer também em Oregon, segundo projeções de emissoras americanas.

Até o momento, Obama contabiliza 256 delegados no Colégio Eleitoral. Romney aparece na frente em Missouri e registra 201. Lembrando que o mínimo para vencer são 270 delegados.02h16Obama está cada vez mais próximo da reeleição. Segundo nova projeção da rede CNN, o candidato democrata deve vencer nos Estados de Iowa e Novo México, totalizando 249 delegados no Colégio Eleitoral.

Romney ainda segue com 191 delegados.02h13Com a maior parte das urnas fechadas, Obama assume a liderança na contagem de delegados no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos. Para vencer, o candidato precisa de no mínimo 270.

Após o encerramento das votações na Califórnia, Havaí e Washington, Obama aparece com 238.

Romney, com vitória projetada em Idaho e Montana, aparece na contagem com 191 delegados.02h06Famoso por um polêmico comentário sobre aborto e estupro, o republicano Richard Mourdock perdeu a disputa pelo Senado no Estado americano de Indiana.

Em outubro, Mourdock afirmou que uma gravidez resultante de um estupro acontece porque essa "é a vontade de Deus". Depois, ele disse que o comentário foi distorcido e lamentou ter ofendido alguém. Mas isso não foi suficiente para os eleitores e Mourdock foi derrotado nas urnas pelo democrata Joe Donnelly. Foi uma perda considerável para o partido, já que o atual senador do Estado é o republicano Richard Lugar.01h52Em Ohio, local que pode ser definitivo para a nomeação do novo presidente dos Estados Unidos, Obama lidera nas três principais cidades: Cleveland, Cincinnati e Columbus. Desde 1966, nenhum presidente foi eleito sem ganhar os 18 delegados do Colégio Eleitoral do Estado.01h50Segundo a rede CNN, o clima onde o candidato republicano Mitt Romney está reunido com partidários é "bastante tenso" após os resultados apontarem vantagem de Obama em estados como Ohio e Flórida.01h44As eleições nos Estados Unidos seguem bastante acirradas. E democratas e republicanos observam sobretudo o que está acontecendo nos nove Estados sem tendência partidária clara para ter uma ideia do provável vencedor.

O presidente Barack Obama, do Partido Democrata, liderava em cinco destes Estados: Flórida, Ohio, Nova Hampshire, Iowa e Colorado.

O republicano Mitt Romney liderava na Virgínia, Carolina do Norte e Wisconsin. Não há informações sobre Nevada.01h32Repórter do iG relata dificuldades de jornalistas em enviar matérias para seus locais de trabalho a partir do centro de convenções de Chigado, onde Barack Obama irá se dirigir aos seus partidários após os resultados oficiais das eleições presidenciais de 2012.

O local tem cerca de 242 mil metros quadrados e conta com uma ampla área destinada ao público que acompanhará o discurso de Obama, seja de vitória ou derrota. O clima, no geral, é de nervosismo e ansiedade.01h22As urnas também já foram fechadas em grandes estados do Meio Oeste dos Estados Unidos: Idaho, Utah, Iowa, Montana e Nevada. Este último, embora tenha sido vencido por Obama em 2008, foi conquistado pelos republicanos em 8 das últimas 11 eleições presidenciais - são 6 delegados do Colégio Eleitoral na disputa.1h04Segundo projeção da rede CNN, Barack Obama deve sair vitorioso na Pensilvânia, um Estado que contribui com 20 delegados no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos. Com 43% das urnas apuradas, Obama tem 59% dos votos, enquanto Romney aparece com 39%.0h55Além de votarem para presidente, os americanos também votaram nesta terça-feira para renovar um terço das 100 cadeiras do Senado e toda a Câmara dos Representantes, que tem 435 membros. 

De acordo com uma projeção da rede de televisão americana CNN, os republicanos manterão o controle da Câmera.0h46Em nova projeção, a rede CNN aponta vantagem de Romney na soma dos delegados do Colégio Eleitoral. Até o momento, o candidato republicano tem 152 delegados contabilizados, enquanto Obama aparece com 143.0h41Os maiores pontos de votação já fecharam também nos Estados de Arizona, Arkansas, Colorado, Dakota do Sul, Louisiana, Maine, Minnesota, Nebraska, Novo México, Nova York, Rhode Island, Wisconsin e Wyoming0h30Agora a situação nos Estados-chave para a definição do novo presidente dos Estados Unidos:

Flórida: com 76% das urnas apuradas, Obama e Romney estão empatados com 50% dos votos

Carolina do Norte: com 66% das urnas apuradas, Obama lidera com 50%, contra 49% de Romney

Virgínia: com 42% das urnas apuradas, Romney segue na frente com 54% dos votos, contra 45% de Obama

Ohio: apenas 27% das urnas foram apuradas, e Obama mantém uma boa vantagem com 55% dos votos, contra 44% de Romney0h16Você que começou a acompanhar agora a apuração dos votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, aqui está um resumo importante das projeções feitas pelas principais emissoras dos Estados Unidos:

Obama venceria nos de Nova York, Nova Jersey, Michigan, Vermont, Connecticut, Delaware, Distrito de Columbia, Illinois, Maryland, Massachusetts, Rhode Island e Maine.

Romney deve vencer em Kansas, Geórgia, Louisiana, Nebraska, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Wyoming, Kentucky, Indiana, Carolina do Sul, Virgínia Ocidental, Mississipi, Oklahoma e Alabama.0h04Considerado o Estado mais importante nas eleições presidenciais, Ohio já registra 20% das urnas apuradas. Obama aparece na frente com 58% dos votos, contra 40% de Romney. Na disputa estão 18 delegados no Colégio Eleitoral.23h39Com 56% das urnas apuradas na Flórida, um dos Estados-chave para a definição das eleições presidenciais, Obama mantém uma boa liderança com 51% dos votos, contra 48% de Romney.23h35Pesquisas de boca de urna apontam vitória de Obama em dois estados bastante afetados pela tempestade Sandy na semana passada. Na Pensilvânia, que contabiliza 20 delegados no Colégio Eleitoral, o candidato democrata aparece com 52% dos votos, contra 47% de Romney. Em Nova Jersey, onde são 14 delegados, Obama venceria com 53% dos votos, contra 45% do candidato republicano.23h20A emissora CNN projeta vitória de Obama nos Estados de Geórgia, Connecticut, Delaware, Maine, Maryland, Rhode Island e no Distrito de Columbia.De acordo com a CNN, Romney vencerá em Oklahoma.23h12Até o momento, emissoras americanas apontam uma vitória parcial de Obama na contagem de delegados no Colégio Eleitoral. Segundo projeções, o democrata já possui 64 delegados, contra 40 do republicano Romney.23h10Segundo projeções da rede CNN, Obama deve vencer nos estados de Illinois, que conta com 20 delegados no Colégio Eleitoral, e em Massachussets, onde Romney ocupou o cargo de governador entre 2003 e 2007.23h07Os principais postos de votação foram fechados em Alabama, Connecticut, Dakota do Norte, Delaware, Illinois, Maryland, Massachusetts, Michigan, Mississippi, Missouri, Nova Hampshire, Nova Jersey, Oklahoma, Pensilvânia, Tennessee, Texas e a capital Washington, no Distrito de Columbia.23h00Em Kentucky, com 32% das urnas apuradas, Romney aparece com uma grande vantagem sobre Obama: 57% dos votos para o candidato republicano, contra 41% para o democrata.22h50Com 28% das urnas apuradas na Flórida, Obama mantém a liderança com 51% dos votos, contra 48% de Romney.22h45Pesquisa de boca de urna da CNN aponta empate entre Obama e Romney na Carolina do Norte: 49% dos votos para os dois candidatos. Nas eleições de 2008, o Partido Democrata saiu vencedor no Estado.22h43A rede CNN projeta a vitória de Obama em Vermont. O Estado tem 3 votos no Colégio Eleitoral e foi considerado um local fortemente favorável aos democratas.22h37Ohio e Virgínia Ocidental também já fecharam as urnas de votação. Segundo boca de urna da CNN, Obama venceria em Ohio com 51% dos votos, contra 48% de Romney. Nenhum candidato foi eleito presidente dos Estados Unidos sem conquistar os delegados de Ohio.22h33Os principais distritos da Carolina do Norte já fecharam as urnas de votação. O estado contribui com 15 delegados no Colégio Eleitoral. Nas eleições de 2008, Obama venceu o candidato republicano John Mccain com uma margem inferior a 1%.22h28Indiana já apurou 6% das urnas. O candidato republicano Mitt Romney segue com ampla vantagem e registra 58% dos votos. Obama aparece com 40%.22h15A Flórida já registra 4% das urnas apuradas. Obama lidera com 55% dos votos, enquanto Romney aparece com 45%. Na disputa estão 29 delegados no Colégio Eleitoral.22h14Boca de urna da CNN em Virgina aponta empate entre Romney e Obama: 49% para os dois candidatos22h10Os principais distritos em Carolina do Sul, Geórgia, Havaí, Vermont, Flórida e Virgínia já fecharam as urnas de votação.22h03Com 2% das urnas apuradas em Kentucky, Romney mantém a liderança no com 69% dos votos, contra 30% de Obama. O estado contribui com 8 delegados para o Colégio Eleitoral.21h59Em Ohio, questionados sobre sua opinião acerca do governo Obama, 27% dos eleitores se disseram insatisfeitos e 23% dizem estar infelizes. Por outro lado, 24% tem uma visão positiva sobre a administração e 24% estão satisfeitos. Os dados são da rede CNN.21h50Com 3% das urnas apuradas em Indiana, Romney segue com ampla vantagem no estado e registra 60% dos votos. Obama aparece com 38%. Na disputa, estão 11 delegados do Colégio Eleitoral, ao todo são necessários 270 para vencer as eleições.21h46De acordo com pesquisa boca de urna da Flórida, divulgada pela rede CNN, 67% dos eleitores eram brancos; 16%, hispânicos; 13%, negros e 1%, asiáticos. 49% dos eleitores da Flórida de hoje disseram que Barack Obama lidaria melhor com a questão de planos de saúde, enquanto 47% acham que Romney se sairia melhor. 20% dos eleitores da Flórida demoraram para decidir em qual candidato votaria, enquanto 78% disseram ter se decidido antes do dia 20 de outubro21h40Pesquisa de boca de urna divulgada pela CNN aponta que 37% dos eleitores em Ohio acham que as condições econômicas dos Estados Unidos estão melhorando, enquanto 33% acreditam que a economia está piorando. Nenhum candidato foi eleito presidente dos Estados Unidos sem vencer a disputa em Ohio.21h30Ainda na boca de urna divulgada pela rede americana CNN, 51% disseram que Romney lidaria melhor com a economia, contra 47% de Obama21h25Os estados de Indiana e Kentucky são os primeiros a fecharem a maioria das urnas. Com 1% de apuração, Romney lidera com 69% em Kentucky, contra 30% de Obama. Em Indiana, também com apenas 1% das urnas apuradas, Romney registra 63%, enquanto Obama parece com 35%.21h20De acordo com pesquisa de boca de urna realizada pela CNN, 29% dos eleitores americanos consideram "visão do futuro" como a qualidade mais importante para o próximo presidente; 28% dizem que "compartilhar os mesmos valores" é a principal qualidade; 19% consideram que o mais importante é ser um "bom líder"21h12A primeira pesquisa de boca de urna indica que 60% dos eleitores consideram a a economia como a questão mais importante para os Estados Unidos; 15% consideram o déficit econômico e 17% dizem os planos de saúde.21h07Como tradição, a aldeia de Dixville Notch, em New Hampshire, foi umas das primeiras aglomerações a votar hoje. Reflexo das últimas pesquisas, os 10 votos dos eleitores da cidade terminaram em empate. Cinco votos foram contabilizados para Obama e outros cinco a Romney. Foi a primeira vez na história que a cidade registrou tal fato.20h54Na sequência, outros seis estados encerram as votações às 22h (horário de Brasília), incluindo o swing state Virgínia, onde os eleitores indecisos poderão decidir o vencedor das eleições presidenciais de 2012, disputada entre Barack Obama e Mitt Romney.20h40O primeiro estado a encerrar as votações é Indiana, às 21h (horário de Brasília). Segundo as pesquisas, o candidato republicano Mitt Romney é o favorito a conquistar a maioria dos 11 delegados do Colégio Eleitoral local.20h35Boa noite, internauta. Acompanhe ao vivo no iG as principais informações sobre as eleições nos EUA.20h30