Zago será novo pró-reitor de pesquisa da USP

SÃO PAULO ¿ O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, deixará o cargo em janeiro para ocupar a pró-reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). O anúncio foi feito na última quinta-feira.

Agência Fapesp |

Segundo o CNPq, Zago já vinha discutindo sua saída com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O motivo se deve a um convite feito pelo novo reitor da USP, João Grandino Rodas. O CNPq ainda não anunciou quem será seu novo presidente.

Em carta publicada no portal do CNPq, direcionada à comunidade científica, Zago expressa em público a gratidão ao ministro e demais membros pela confiança e pelo apoio que recebeu no período em que esteve à frente da entidade. Zago ¿ que está na presidência desde 2007 ¿ também relembrou alguns feitos de sua gestão, com destaque para as parcerias firmadas com as agências de fomento à pesquisa.

Zago fez graduação, mestrado, doutorado e livre-docência pela USP, onde é professor titular desde 1990. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1991.

Tem experiência na área de medicina, com ênfase em hematologia. Como pesquisador, atuou nas áreas de genética de populações, polimorfismos, hemoglobina, talassemia e ameríndios. Foi presidente e diretor científico da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Atualmente, desenvolve pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoiéticas e células-tronco mesenquimais.

    Leia tudo sobre: reitorreitoriausp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG