Volta às aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro é adiada

Incêndio da semana passada afetou abastecimento de água e banheiros químicos não foram instalados a tempo

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

Um atraso na entrega de banheiros químicos que serão instalados no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, zona sul do Rio, adiou o retorno das aulas no Palácio Universitário – atingido por um incêndio na última semana. Os equipamentos estão sendo instalados nesta terça-feira (5) e, portanto, a volta, que estava prevista para hoje, só vai acontecer amanhã (6), segundo orientação do reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira.

George Magaraia
Universitárias olham aviso sobre o adiamento da volta às aulas na UFRJ

As chamas que destruíram parte do Palácio Universitário, inclusive a capela localizada no terceiro andar, também afetaram o sistema de abastecimento de água no local. Os banheiros estão interditados e, os bebedouros, desligados. Desde o incidente, somente o expediente administrativo segue normal. Com a instalação dos banheiros químicos, a previsão da reitoria é de que a situação amenize, possibilitando o retorno das aulas.

O adiamento nesta terça-feira, no entanto, pegou alguns alunos de surpresa. O comunicado foi divulgado no final da noite de ontem e muitos não ficaram sabendo da decisão. “Tinha aula às 7h30, olhei ontem no site e lá dizia que as atividades seriam retomadas hoje. Como fiquei na dúvida, vim pra cá e nada. Se você vem, não tem aula. Se você não vem, o professor faz chamada. É complicado”, reclamou Marina Moraes, aluna do 8º período da Faculdade de Educação.

A estudante Manoella Vital, do 7º período do curso de Comunicação Social, passou por uma situação semelhante. “Mandaram um email na semana passada informando que as aulas retornariam na segunda-feira. Depois enviaram outra mensagem informando que o incêndio tinha afetado a tubulação de água e, por isso, as aulas só voltariam na terça-feira. Agora mudou novamente, só que dessa vez não vi o email”, lamentou a universitária.

Se o atraso na instalação dos banheiros químicos adiou a volta às aulas nas faculdades de Educação, Comunicação Social, Contabilidade e Administração, o mesmo não aconteceu com o curso de Economia. O problema no fornecimento de água não impediu o retorno das aulas nesta terça-feira.

“O funcionamento por aqui está normal, os professores estão aí e, as aulas, acontecendo. Só não temos banheiros. O jeito é ir às outras partes do campus”, disse Rafael Paes Leme, aluno do 8º período de Economia. “Ficar um dia nessa situação, sem água e bebedouro, tudo bem. Mas se isso continuar vai ser um problema. Temos cinco minutos de intervalo e para ir até outro prédio e voltar levamos mais de 10 minutos”, fez coro Rafael Ribeiro, aluno do 4º período.

Incêndio

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro
Incêndio atingiu capela do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha
Em nota, a reitoria da UFRJ informou que busca medidas para que o fornecimento de água volte à normalidade, com “a construção de um castelo de água, a ser erguido nos fundos do Palácio, com a supervisão e acompanhamento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que permitirá o fornecimento de água para o Palácio”, com prazo de 30 a 60 dias.

Além disso, serão realizadas, pelo Programa de Engenharia Civil da Coppe, “uma avaliação estrutural de toda a área afetada pelo incêndio e a contratação emergencial de empresa para execução de uma sobrecobertura em toda a área afetada, a fim de não expor a parte da edificação sem telhado e garantir a segurança estrutural na execução da restauração do telhado e da capela consumido pelo fogo”.

Parte da documentação da Faculdade de Educação também foi afetada durante o incêndio. A água utilizada pelos bombeiros para controlar as chamas na capela acabou molhando alguns documentos que estavam na sala localizada no andar abaixo. O arquivo está passando por um processo de secagem que deve durar aproximadamente 15 dias. A próxima etapa será a revitalização dos documentos, que deve levar de seis a oito meses.


    Leia tudo sobre: UFRJincêndiovolta às aulaspalácio universitário

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG