Vestibular Unicamp 2012 abre inscrições

Estudantes podem se inscrever desta segunda-feira (22/8) até o dia 23 de setembro. Universidade oferece 3.444 vagas

iG São Paulo |

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, abriu nesta segunda-feira, dia 22, o período de inscrições em seu vestibular 2012. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) receberá as inscrições até 23 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível em seu site .

Amana Salles/Fotoarena
Última prova dos candidatos da Unicamp 2011 em São Paulo

Entre os dias 23 e 26 de agosto (terça e sexta-feira), das 8h às 18h, a Comvest aceitará declarações de interesse de redução parcial da taxa de inscrição (50%). Podem solicitar a redução candidatos que cumulativamente preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação); e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês.

Os estudantes que fizerem a declaração de interesse pela redução parcial deverão comparecer com a documentação que comprove sua situação (originais e cópia), no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 30 de agosto de 2011, das 9 às 20 horas. A Comvest divulgará a lista de beneficiados com a redução de 50% da taxa de inscrição dia 2 de setembro.

O Vestibular Unicamp 2012 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). A taxa de inscrição é de R$ 128. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta e impressão no site. A primeira fase será realizada em 13 de novembro de 2011 e a segunda, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.

O Vestibular Unicamp 2012 mantém o mesmo formato de provas lançado no ano passado. Na primeira fase, tem duas partes: a redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Isentos devem se inscrever

Os candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento, também disponível no site. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2012 foram recebidos no mês de maio. Para o Vestibular Unicamp 2012, a Comvest beneficiou 4.741 candidatos com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Fuvest

Na sexta-feira, dia 23, a Fuvest 2012, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, irá abrir as inscrições. O vestibular é o maior do País, com mais de 130 mil inscritos.

    Leia tudo sobre: vestibular unicamp 2012inscrições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG