Vestibular da Unesp traz mudanças em dez cursos

Processo seletivo para as 6.629 para ingresso em 2012 está com inscrições abertas até 7 de outubro

iG São Paulo |

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) modificou dez de suas 156 opções de cursos disponíveis para ingresso em 2012. Para o vestibular com inscrições abertas até o próximo dia 7, os candidatos concorrerão a 6.629 vagas.

Amana Salles/Fotoarena
Candidatos conferem salas para prestar vestibular na última edição do exame da Unesp
Os candidatos podem se inscrever até 7 de outubro pelo site www.vunesp.com.br . O custo normal é de R$ 110, mas os estudantes do último ano do ensino médio na rede estadual paulista têm direito a desconto de 75%. Para pagar apenas R$ 27,50 é preciso retirar uma senha na escola onde estudam. Treineiros também pagam metade. O período para solicitar isenção da taxa por condição social já acabou e o nome das pessoas que conseguiram a gratuidade será publicado no mesmo site.

As carreiras disponíveis neste vestibular são para as unidades de Araçatuba (155 vagas), Araraquara (775), Assis (405), Bauru (995), Botucatu (550), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Rio Claro (490), Rosana (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (80), São Paulo (144), São Vicente (40) e Tupã (80).

Em Bauru, as antigas carreiras de licenciatura em Ciências Biológicas e Educação Física, nos períodos integral e noturno, passaram de 30 para 40 vagas cada. Para os mesmos cursos, também existe agora a possibilidade de bacharelado e licenciatura para as opções em período integral. Outra mudança em Bauru ocorreu com o curso de licenciatura em Física, no período noturno, pois a partir de agora a opção é para bacharelado em Física dos Materiais, no período vespertino/noturno, com aumento de 40 para 60 vagas.

O curso de de Ciências Biológicas em Ilha Solteira, anteriormente eclusivo para licenciatura no período noturno passará a oferecer bacharelado também, com acréscimo de 20 vagas às 30 ofertadas até 2011.

Quem optar pelos cursos de licenciatura em Educação Física de Presidente Prudente perceberá que a partir deste ano ambos poderão ser feitos com opção para bacharelado, sendo que os ingressantes optarão no final do quarto semestre. Outra mudança diz respeito aos períodos, que mudam de matutino e noturno para diurno e vespertino/noturno, respectivamente.

Física Biológica e Química Ambiental, ambas disponíveis em São José do Rio Preto, também serão modificadas. A primeira incluirá a possibilidade de o aluno optar por licenciatura em Física no final do primeiro ano do curso, enquanto os ingressantes da última poderão escolher licenciatura em Química a partir do início do segundo ano.

Provas

Serão realizadas provas em duas fases, nos dias 6 de novembro (primeira fase) e 18 e 19 de dezembro (segunda fase). O Manual do Candidato, com todos os dados sobre o exame e também detalhes sobre os cursos pode ser consultado no site da Unesp.

No último vestibular, de meio de ano, a Unesp teve dificuldade para preencher as vagas . Na primeira chamada, 90% dos classificados não se matricularam e depois da segunda chamada ainda sobravam mais da metade das vagas. Para a instituição, muitos vestibulandos usaram o exame como treino, já que a maior parte das carreiras não estava disponível no processo seletivo para o segundo semestre.

    Leia tudo sobre: unespmudanças em carreirasvestibular 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG