Vestibular da UnB: 4 mil faltam no primeiro dia

As últimas provas ocorrem neste domingo, a partir das 13h. Gabaritos preliminares serão divulgados na quarta-feira

iG Brasília |

Pouco mais de 4 mil candidatos (16,8%) faltaram às provas no primeiro dia do vestibular da Universidade de Brasília (UnB) , que recebeu 25.570 inscrições. Neste sábado, foram aplicadas provas objetivas (Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia) e a redação, cujo tema foi “O mundo do espelho de Narciso é um desafio ao homo sapiens?”. Neste domingo, ocorrem os últimos testes, a partir das 13h.

Fique por dentro do que ocorre nos vestibulares mais importantes do País

Os candidatos devem ficar atentos ao horário, porque atrasados não entram após o fechamento dos portões, que estarão abertos a partir de meio dia. O vestibular termina às 18h. Vale lembrar que os cartões de respostas devem ser preenchidos com caneta esferográfica preta, fabricadas em material transparente. É preciso levar ainda documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição.

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 14 de dezembro, mesma data em que os estudantes que se inscreveram para o sistema de cotas saberão se foram aprovados na entrevista realizada previamente. Os reprovados concorrerão às vagas pelo sistema universal. Os candidatos terão dois dias (15 e 16 de dezembro) para apresentar recursos. Os resultados finais do vestibular serão divulgados no dia 7 de fevereiro do ano que vem.

Demanda

O curso mais disputado pelos candidatos do vestibular da UnB é medicina. Cada uma das 14 vagas oferecidas pelo sistema universal (que engloba todos os candidatos não-cotistas) será disputada por 130 candidatos. Entre os cotistas, a concorrência também será alta. Ao todo, 289 estudantes vão concorrer a quatro vagas, uma relação de 72 candidatos por vaga.

Do total de inscritos, 539 vão participar como treineiros e não disputam as vagas. Além disso, 3.856 candidatos concorrem sistema de cotas para negros da UnB, que oferece 421 vagas.

Mudanças

Este ano, as provas do vestibular terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (construídas por textos, gráficos, diagramas e desenhos), nas quais pelo menos a metade avaliará o desempenho do candidato na elaboração de textos. Nos dois dias de avaliação, é preciso alcançar 20% da pontuação máxima total dessas questões para não ser eliminado.

A redação, além de eliminatória, passará a ser classificatória. Em 2011, o vestibular se igualou ao PAS e apresenta os mesmos tipos de itens. As provas vão compreender questões dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica), C (múltipla escolha) e do tipo D (discursiva).

    Leia tudo sobre: vestibularunbprovas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG