Vestibular da Uerj teve 9,5% de faltosos, informa organização do concurso

Percentual é mais alto do que o registrado em 2010. Candidatos disputam 5.316 vagas

Caroline Moliari, especial para o iG |

Paula Giolito
A fase final do vestibular da Uerj foi composta por três provas discursivas
A abstenção na etapa final do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizada neste domingo (4), foi de 9,5%. De acordo com a organização do concurso, o percentual representa 4.250 dos 44.496 candidatos inscritos para essa fase. O número é mais alto do que o registrado no ano passado, quando a abstenção foi de 7,95%.

Leia também: ‘Achei a prova difícil’, diz primeira estudante a deixar o vestibular da Uerj

Conforme previsto, o exame de seleção teve início às 9h e terminou às 14h. Participaram desta fase do vestibular, os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do concurso e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

Paula Giolito
Daniela Pajuaba, de 19 anos, foi a primeira a deixar o local de provas do vestibula da Uerj
Os candidatos realizaram neste domingo três provas discursivas, sendo uma de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas de disciplinas específicas, de acordo com a opção de graduação pretendida.

Jadir Lopes Ribeiro Guedes Brandão, de 18 anos, tenta uma vaga no curso de Educação Física e fez provas de língua portuguesa, biologia e química. Para ele, essas duas últimas estavam mais difíceis.

“Foi complicado porque minhas específicas tinham pouco cálculo e muita ‘decoreba´. Acho que fui mal. Na primeira fase, fiquei com conceito D. Precisava me sair bem nessa”, analisou.

Primeira candidata a deixar o local de provas do vestibular da Uerj , a adolescente Daniela Pajuaba , de 19 anos, também demonstrou não estar muito confiante com o resultado. “Achei a prova difícil, principalmente a parte de química”, disse ela, que conseguiu conceito B na primeira fase do concurso e disputa uma vaga para Medicina.

Marinheiro de primeira viagem em vestibular, Marcelo Antonio Novo, de 19 anos, gostou do tema da redação – “Jovem no mundo de hoje pode mudar o futuro”. Ele disse ter encontrado algumas dificuldades nas disciplinas específicas, mas mostrou-se confiante e espera conseguir uma vaga em Engenharia de Produção.

"A redação estava com um tema bem tranquilo, com relação à juventude podendo ou não mudar o futuro, mas achei a prova de física complicada. Tive que usar várias fórmulas. Matemática deu trabalho também, por causa dos cálculos", avaliou.

Paula Giolito
Candidatos chegaram cedo ao campus da Uerj para a etapa final do vestibular
Exame Nacional do Ensino Médio

A Uerj é a única universidade pública do Rio que não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de acesso aos cursos de graduação. Essa medida é lamentada por Daniela Pajuaba. “Gosto mais do modelo do Enem. A prova é mais fácil”, avaliou a jovem.

Já Marcelo Antonio Novo concorda com a opção da Uerj de não adotar o Enem como forma de ingresso. “Acredito que a melhor coisa a ser feita é cada uma ter a sua prova", disse. A opinião é compartilhada por Rafael Barbosa Cordeiro, de 17 anos.

“O Enem é uma prova muito geral, para todo o País. Acho que as avaliações têm que ser por região”, acredita o rapaz, que pretende cursar Ciências Sociais na Uerj.

Resultado e cotas

O exame deste domingo visou ao preenchimento de 5.316 vagas em cursos da Uerj, além de 220 vagas do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), 50 da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II e 60 da Academia de Polícia Militar Dom João VI.

A Uerj e a Uezo reservam vagas para negros e indígenas (20%), estudantes de escolas públicas (20%) e pessoas com deficiência e filhos de policiais mortos ou incapacitados em razão do serviço (5%). Os cursos mais procurados este ano são Medicina, com 58,56 candidatos por vaga, Jornalismo, com 28,46 por carreira, e Desenho Industrial, com 23,23.

As notas do vestibular da Uerj vão ser divulgadas no dia 22 de dezembro. Nos dias 3 e 4 de janeiro de 2012, os candidatos poderão solicitar revisão dos exames. No dia 19 do mesmo mês, sairá o resultado da classificação de todos que realizaram o concurso.

    Leia tudo sobre: uerjvestibularvestibular uerj

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG