Vestibulandos revisam conteúdos para a Fuvest na última semana

Apesar da recomendação para pegar leve nos últimos dias, estudantes optam por descansar apenas na véspera da prova

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

No próximo domingo, mais de 140 mil candidatos vão prestar a primeira fase da Fuvest, o maior vestibular tradicional do País, que seleciona estudantes para 10.852 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Às véspera da prova, que terá 90 questões sobre todas as disciplina do ensino médio, a recomendação dos professores é puxar o freio dos estudos e relaxar. Mas nem todo mundo consegue.

Marina Morena Costa
Gabriela Pedroso se distraiu com a leitura dos livros exigidos na Fuvest. "Não tenho tempo pra ler jornal"
Pedro Borges, de 26 anos, é formado em Fotografia e tenta há três anos ingressar em Medicina. Além das aulas de manhã no cursinho Anglo, estuda do meio-dia às 21h todos os dias. E não diminuiu o ritmo na semana que antecede à Fuvest. “Deveria fazer algo para relaxar, mas não tenho feito”, conta. No sábado, fará mais um vestibular, o da PUC-Campinas, a 100 km de São Paulo.

Revisar os conteúdos sem exagero é a estratégia de Gabriela Pedroso, de 19 anos. Ela segue a revisão das apostilas do cursinho e intensifica os exercícios de Geografia e História. “Não lembro muito bem de todo o conteúdo. É muito abrangente, tenho que rever, fazer resumos, não tem jeito”, conta a estudante que pretende ingressar em Arquitetura. A “distração” do ano de estudos foi a leitura das obras literárias exigidas na Fuvest . Para jornais e revistas, ela diz não ter tempo, nem dinheiro para comprar.

Caroline Dias Menezes, de 18 anos, vestibulanda de Jornalismo, também revisa e foca nas matérias de exatas, que tem mais dificuldade. “Na véspera não vou estudar. Acho que só aumenta a tensão”, diz.

Lazer e descanso

“A prova cobra uma preparação trabalhada no ano inteiro. Não é agora que você vai conseguir se preparar melhor. Tem que relaxar mesmo”, avalia Livia Pellegrini, de 18 anos, candidata a uma vaga em Medicina. Para relaxar, ela pretende ir ao cinema nesses últimos dias. O colega Gabriel Caldano, 19 anos, acredita que os últimos meses foram os mais importantes na preparação para o vestibular, mas na véspera a recomendação é descansar.

Amanda de Castro, de 18 anos, avalia que a tensão do candidato e da família aumenta muito nesta reta final. Ela diminuiu os estudos em duas horas neste último mês, em que prestou quatro provas diferentes, por causa do cansaço. Na véspera gosta de ficar em casa, descansando. “Não gosto de ler jornais ou revistas para distrair, porque acho que é mais informação e pode atrapalhar”, conta.


Prepare-se!

Data e Horário : domingo, 27 de novembro, às 13h – recomendação é chegar com uma hora de antecedência, às 12h
Locais de prova : disponíveis em www.fuvest.br
Duração da prova : 5 horas de duração – tempo mínimo de permanência de três horas
O que levar : Documento de identificação original com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho), caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha, água, lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais)
O que não levar : nenhum tipo de eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, computadores e similares, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, gorros e bonés

Marina Morena Costa
Sala de estudos do cursinho Anglo lotada na última terça-feira à tarde

    Leia tudo sobre: Fuvest 2012USPvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG