Professores avaliam que última prova da Unicamp exigia mais tempo

Para cursinhos especializados em vestibular, questões de química, física e biologia foram trabalhosas e demandavam atenção

iG São Paulo |

Os professores de cursinhos pré-vestibular avaliaram que a prova de ciências da natureza que marcou o terceiro e último dia da segunda fase do processo seletivo para a Universidade de Campinas (Unicamp) foi difícil, trabalhosa e exigiu tempo. Especialistas em química, física e biologia acham que foi exigido esforço de interpretação e conhecimentos em cálculos.

Críticas anteriores:
Primeiro dia da Unicamp teve prova exigente e analítica
Segundo dia da última fase para Unicamp foi menos trabalhoso

Anderson Dino, coordenador pedagógico do Oficina do Estudante, acha que principalmente as questões de química, que vinham por último, devem ter sido difíceis para os candidatos. “Pode não ter dado tempo porque exigia conhecimento mais apurado, atenção e não era rápido para resolver.”

Amana Salles/Fotoarena
Estudantes estouram espumante para comemorar fim da temporada de vestibulares
Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do curso Anglo foi na mesma linha: “Estava tudo difícil, o que não é uma crítica, você está fazendo uma prova destinada a candidatos que já passaram pela primeira fase.”

O professor de química do Objetivo, Alessandro Nery, achou a prova bem elaborada, porém muito exigente em interpretação do enunciado. “O aluno tinha que refletir e dentro do contexto de 24 questões, de três dias de prova e de esta ser a última da temporada, isso dificulta”, afirmou.

O colega do mesmo colégio de física, Ronaldo Fogo, definiu o teste como “trabalhoso” e achou que havia excesso de cálculos. “Pode ser que não tenha dado tempo para todas as questões”, disse.

O professor de biologia do Objetivo, Constantino Carnelos, comentou que houve predomínio de biologia animal e genética e faltou botânica. “As questões foram muito boas levando em conta pesquisas interessantes, mas não estava fácil.”

    Leia tudo sobre: unicampsegunda fasecursinhos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG