Primeiro dia da segunda fase da Fuvest tem 8,15% de abstenção

Prova de Português e redação foram aplicadas para 28.936 candidatos. 2.568 vestibulandos faltaram

iG São Paulo |

O primeiro dia de provas da segunda fase da Fuvest registrou 2.568 candidatos ausentes neste domingo. O número representa uma abstenção de 8,15% dos 31.503 candidatos convocados para disputar as 10.952 vagas do vestibular, sendo 10.852 na Universidade de São Paulo (USP) e 100 no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Veja a prova aplicada neste domingo .

Tema da redação: Participação política é tema da redação da Fuvest
Susto:
Candidato desmaia durante prova da segunda fase da Fuvest
Esforço final:
Candidatos na 2ª fase da Fuvest estudam até o último minuto
Último obstáculo:
Segunda fase da Fuvest começou neste domingo com redação

Amana Salles/Fotoarena
Carteiras dos estudantes que faltaram neste domingo ficaram vazias
Compareceram à prova de Português e redação 28.936 candidatos. No ano passado deixaram de comparecer no primeiro dia de prova 3.007 candidatos, o que correspondeu a 7,88% do total de convocados (38.151).

Nesta segunda-feira, todos os candidatos responderão a 16 questões sobre todas as demais disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história,geografia, matemática, física, química, biologia e inglês). Esta é tradicionalmente a prova considerada mais cansativa, porém está mais curta na Fuvest 2012. Até o ano passado eram 20 perguntas.

Na terça-feira, último dia, cada candidato receberá uma prova de acordo com o curso que escolheu. Ela conterá 12 questões que podem ser de duas ou três disciplinas escolhidas pela coordenação da carreira. Quem presta o vestibular para Medicina, por exemplo, responderá perguntas de física, química e biologia, enquanto os interessados em Engenharia Civil encontraram temas de matemática e física e, candidatos a Letras, história e geografia.

A prova da 2ª fase tem peso de 75% da nota final. Para cada vaga há entre dois e três candidatos convocados para esta última etapa de acordo com a nota de corte, quanto mais concorrido o curso, mais perto de três candidatos por vaga. Apenas sete carreiras terão menos de dois candidatos por vaga por terem tido nota de corte mínima, de 27 acertos na primeira fase: Ciências da Atividade Física e Ciências da Natureza, na USP Leste; Ciência da Informação em Ribeirão Preto; as licenciaturas em Ciências Exatas, em São Carlos, Geociências e Educação Ambiental e Matemática/Física; e o curso de Saúde Pública que estreou este ano.

Nesta edição, 132.271 pessoas participaram da primeira fase e a nota de corte subiu . A divulgação dos aprovados na primeira chamada será feita no dia 4 de fevereiro e os aprovados devem fazer a matrícula entre os dias 8 e 9 do mesmo mês.

    Leia tudo sobre: fuvestabstençãovestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG