Primavera Árabe e Sudão do Sul caem na Fuvest

Segunda prova da segunda fase do vestibular da USP cobrou temas atuais. Candidatos dizem que questões de Física estavam difíceis

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

A prova interdisciplinar da segunda fase da Fuvest com 16 questões dissertativas de todas as disciplinas do ensino médio cobrou temas atuais como a criação do Sudão do Sul e a Primavera Árabe . Os primeiros candidatos a sair acharam a parte de exatas mais difícil do que o esperado. Já as questões de biológicas foram apontada como as mais fáceis.

Confira: Caderno de prova do segundo dia da 2ª fase da Fuvest 2012

O novo país Sudão do Sul, criado em julho de 2011 , foi apontado com um círculo no mapa da África, para que os candidatos indicassem qual alteração se deu naquele território. Já a questão sobre a Primavera Árabe (apresentada com este nome) perguntou de que se tratava este fenômeno e quais países envolveu. Em matemática, as questões cobraram função e progressão aritmética. Biologia teve duas questões sobre fotossíntese.

Um dos primeiros a deixar o local de prova na Faculdade de Educação da USP, Cainã Barbosa Cavalcante Pereira, de 21 anos, que tenta uma vaga em História , achou que a parte de Matemática estava mais difícil do que o esperado. “Física e biologia eu até respondi, mas as de matemática eu realmente não sabia”, diz.

Marianna Dias, de 17 anos, tenta uma vaga em Pedagogia achou que além das áreas de humanas, biologia também estava fácil. “O mais difícil para mim foi física que tive que deixar uma em branco”, conta.

O treinero de Biológicas Raphael Haddad, de 17 anos, concorda que havia uma diferença no grau de dificuldade entre biologia e física, segundo ele, as questões de fotossíntese estavam “muito fáceis”, já as de matemática pediam conteúdo ainda não visto por ele. “Deixei uma em branco que pra mim era difícil, espero que ainda tenha essa aula”, afirma.

Até o médico otorrino Rafael Boemo, 34 anos, que tenta uma vaga em Matemática “por hobby” achou que a prova de física estava complicada. “Deixei em branco. Estudei isso há 17 anos, e não lembro mais”. Apesar de atuar em uma carreira biológica, ele achou as de humanas mais fáceis. "Caiu bastante atualidades, coisas que a gente continua lendo."

Este segundo dia de provas teve 28.808 candidatos presentes, equivalente a uma abstenção de 8,56% (8.33 % em 2011). No primeiro dia, o índice de ausências foi de 8,15% , com 28.935 presentes.

Amanhã é o último dia da segunda fase da Fuvest e também a última chance dos candidatos entregarem a foto 3x4 exigida pela organização do vestibular. Na terça-feira, cada candidato receberá uma prova de acordo com o curso que escolheu. Ela conterá 12 questões que podem ser de duas ou três disciplinas escolhidas pela coordenação da carreira. Quem presta o vestibular para Medicina , por exemplo, responderá perguntas de física, química e biologia, enquanto os interessados em Engenharia Civil encontraram temas de matemática e física e, candidatos a Letras , história e geografia.

Veja as imagens do segundo dia da segunda fase do Fuvest :


    Leia tudo sobre: Fuvest 2012USPvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG