Pais que aguardam filhos no vestibular Unicamp dividem nervosismo

“Ter um vestibulando em casa muda rotina da família”, conta mãe de candidato

Bruna Carvalho, iG São Paulo |

Munidos com livros, palavras cruzadas e muita disposição para aguardar por no mínimo três horas e meia, cerca de 20 familiares esperam sentados na calçada pelos vestibulandos que prestam o vestibular Unicamp 2012 na Unip, na zona oeste de São Paulo.

Amana Salles/Fotoarena
Esperando os filhos que prestam vestibular, Luis Carlos Nunes e Regina Célia da Silva conversam e jogam palavras cruzadas
Alguns formaram pequenos grupos e conversam sobre o motivo comum de estarem ali: o nervosismo que sentem pelo filhos que tentam se sair bem em um dos vestibulares mais concorridos do País.

“A gente sente um misto de nervosismo e ansiedade”, diz Regina Célia da Silva, de 48 anos, cuja filha Ana Carolina, tenta passar em Medicina pela segunda vez. A mãe, que veio de Caieiras acompanhar a filha, confessa que ter uma vestibulanda na família altera completamente a rotina. “Ela agora mora em São Paulo e eu em Caieiras. Vivo indo e vindo para saber se ela precisa de alguma coisa.”

Ao contrário de Regina, que não faz “nenhum tipo de pressão” porque a filha já se cobra o suficiente, o professor Luis Carlos Nunes, 49 anos, gosta de se fazer presente na vida estudantil do filho. “A cobrança é necessária. É bom o filho sentir que estamos junto, acompanhando”, conta o pai de Vitor Hugo Nunes, 17 anos, de Santana de Parnaíba, que tenta pela primeira vez passar em Engenharia Mecânica.

Dando um abraço de boa sorte na sobrinha, que presta Medicina pela quarta vez, a costureira Ivone de Mendonça, 51 anos, diz que tenta passar segurança para Maressa Raquel Mendonça, de 23 anos. “Sempre falo que o conhecimento está ali, com ela. Ela só tem que ficar calma.” Ivone acredita que regras como a da proibição do celular atrapalham os vestibulandos. “Existem muitas regras desnecessárias”, afirma Ivone, que estava ansiosa assim como Maressa que é bolsista do cursinho Poliedro.

Veja as fotos do Vestibular Unicamp 2012 :

    Leia tudo sobre: Unicampvestibular 2012 Unicamp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG