Nenhum curso ficou com nota de corte mínima na 1ª fase da Unesp

No ano passado, 20 carreiras haviam aprovado para 2ª fase candidatos com 19 acertos em 90 questões

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) teve um aumento no número de acertos mínimos para aprovação na 1ª fase do vestibular. No ano passado, 20 carreiras tinham a nota de corte em 19 respostas corretas entre as 90 questões de múltipla escola. Neste ano, nenhuma ficou na quantidade mínima prevista pelo manual do candidato.

Confira a nota de corte de todos os cursos da Unesp 2012

Do total de 156 cursos, 27 tiveram nota de corte 20, a menor do vestibular da Unesp para ingresso em 2012. De acordo com Tania Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp, fundação responsável pelo vestibular da Unesp, a nota mínima maior ocorreu por conta do aumento de candidatos às vagas. “Aprovamos mais pessoas para a 2ª fase do que no ano passado, mas mesmo assim nenhum curso teve a nota de corte mínima”, diz.

No vestibular para ingresso em 2011, dos 80,3 mil inscritos, 31 mil passaram para a 2ª fase. No vestibular 2012, houve 91,8 mil candidatos e 38 mil foram aprovados para a etapa de conhecimentos específicos, que ocorre nos dias 18 e 19 de dezembro.

A Unesp aprova até seis pessoas por vaga para a 2ª fase, de acordo com estudos de cada carreira. Leva-se em conta, por exemplo, o porcentual de inscritos que prestam paralelamente outros vestibulares e podem ser aprovados nas demais instituições.

No vestibular de meio de ano, a Unesp viu sobrar 90% de suas vagas após a primeira chamada . A instituição atribuiu o alto porcentual a grande quantidade de candidatos que se inscrevem apenas para conhecer o processo seletivo, já que a maioria dos cursos não oferece vagas no segundo semestre.

USP mudou nota de corte no manual

A Universidade de São Paulo (USP), que deve divulgar a nota de corte para aprovação na 1ª fase na semana que vem, também terá um aumento nos acertos mínimos de 22 para 27 questões entre 90. No caso da USP, no entanto, a decisão foi baseada em decisão do Conselho Universitário, que julgou o número anterior baixo demais para aprovação, ainda que não haja candidatos suficientes com a nota maior.

Veja imagens do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp):



    Leia tudo sobre: unespvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG