Fuvest analisa questões contestadas por candidatos

Equipes de física, matemática e química foram chamadas. Professores pedem a anulação de três questões

iG São Paulo |

A Fuvest convocou as bancas de elaboração das questões de física, matemática e química para analisar contestações recebidas referentes a prova da primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa, aplicada no último domingo.

De acordo com a análise de professores ouvidos pelo iG , três questões deveriam ser anuladas por conter erros, uma de matemática e duas de física.

As bancas irão emitir um parecer que será encaminhado à direção da Fuvest. Se os professores solicitarem a anulação, a organização emitirá um comunicado. Este processo não tem data definida para acabar e a Fuvest não divulga quais questões estão sob análise. Na edição anterior, uma questão da prova da primeira fase foi anulada. 

Reprodução
Questão 62 da Prova V
O professor de matemática do cursinho Objetivo Gregório Krikorian afirma que a questão 62 da versão V tem um problema de enunciado que torna o problema incompatível. A pergunta se refere a um polígono convexo e diz que as somas dos ângulos formam uma progressão algarítmica. "Isso é impossível porque se os ângulos forem os referidos na alternativa dita, o polígono não será convexo", afirma.

Em física há dois erros, na avaliação do professor Ricardo Helou Doca do Objetivo. O primeiro está na questão 81 da versão V, que traz uma fórmula errada no quadro "note e adote" que deve servir de material de apoio para o candidato fazer o cálculo para chegar a resolução. "Um aluno que fizer isso vai chegar a resposta D, como diz o gabarito, mas um que conhece a fórmula de coeficiente de restituição das colisões mecânicas, vai perder um tempo monumental para resolver e não vai chegar a alternativa nenhuma", diz

Reprodução
Questão 81 da Prova tipo V

Outra questão com problema na mesma disciplina seria a 89 da versão V que mostra um esquema em que há duas possibilidades de resposta correta. "Essa tem que ser anulada com certeza, porque o estudante que marcar a outra também está certo", avalia Doca.

Reprodução
Questão 89 da Prova tipo V

    Leia tudo sobre: Fuvest 2012USPvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG