Debaixo de chuva, vestibulandos chegam para prestar 2ª fase da Unicamp em SP

Prova é a última das universidades públicas do Estado. Candidatos comemoram fim da maratona de processos seletivos neste domingo

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

Amana Salles/Fotoarena
Estudante Letícia Sayuri Kanayama, de 21 anos, chega para realizar a prova neste domingo
Nem a forte chuva que cai em São Paulo estraga o ânimo dos candidatos que chegam para prestar o último vestibular de uma maratona de quatro meses de provas. A segunda fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que começou neste domingo, encerra a sequência de processos seletivos das universidades públicas do Estado de São Paulo. Os portões fecharam às 13h e, até o momento, não teve nenhum atrasado na unidade Vergueiro da Universidade Paulista (Unip), um dos locais de prova.

Saiba mais sobre a prova: 2ª fase do vestibular Unicamp 2012 é realizada neste domingo

Depois de prestar o Enem , a segunda fase da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Fuvest, Bruno Suaed, de 23 anos, candidato de Medicina, encerra a moratona com a prova da Unicamp. "Depois dessa estarei de férias, gracas a Deus", disse o candidato. Bruno avalia que a Unicamp é mais difícil que a Fuvest, processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP). "São muitas questões e englobam todos os assuntos", avalia.

Letícia Sayuri Kanayama, de 21 anos, também candidata de Medicina, concorda com Bruno sobre a complexidade da prova da universidade. Letícia também encerra o ciclo de provas e não esconde sua felicidade. "Estou muito feliz. A chuva atrapalhou um pouco, mas consegui chegar a tempo".

Transtornos: Proibição de celulares surpreende no vestibular Unicamp 2012
Leia também: Dicas, resumos e análises dos livros exigidos no vestibular Unicamp 2012

Para Natalia Vicente Jaremko, de 19 anos, candidata a História, a prova será mais cansativa que a da Fuvest. "As questões são muito mais extensas e não tem diferença entre os cursos, como no vestibular da Usp". Como um dos locais da prova é na Universidade Paulista (Unip) unidade Vergueiro, Natália utilizou o Metrô e não encontrou problemas para chegar a tempo para realizar a prova.

Candidata ao curso de Ciências Socais, Bárbara Luisa Pires, de 17 anos, também utilizou o Metrô como meio de transporte e chegou sem dificuldades na universidade. Apesar de preferir ser aprovada na Fuvest, Bárbara afirmou que a prova da Unicamp com o mesmo empenho. "Estou muito feliz que está acabando", comemora a estudante.

Veja as f otos do primeiro dia da 2ª fase da Unicamp em São Paulo:

Calendário de provas

Estão aprovados para esta etapa 16.665 candidatos, que vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). As provas começaram neste domingo e se estendem até terça-feira (17).

Nos quatro dias, as provas terão 24 questões dissertativas e quatro horas de duração. Veja o calendário:

1º dia (15/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões)
2º dia (16/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões)
3º dia (17/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões)

Celulares proibidos

Assim como na primeira fase, os candidatos estão proibidos de entrar nas salas de prova portando celulares. Quem for pego durante a realização das provas com o aparelho, mesmo que desligado, será eliminado do vestibular Unicamp. Não haverá lugar para guardar o celular e a recomendação da Comvest é para não levar os telefones.

Na primeira fase, a proibição dos celulares causou surpresa e transtorno aos estudantes , que enfrentaram fila nos orelhões. Muitos entregaram o aparelho aos pais ou acompanhantes na última hora.

O vestibular Unicamp 2012 será realizado em 20 cidades do País. Em São Paulo as provas acontecem em Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. As capitais Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) também terão locais de exame.

    Leia tudo sobre: unicamp 2012segunda fasevestibularunicamp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG