Com medo da chuva, estudantes se adiantam para 2ª etapa da UFMG

Candidatos chegaram com antecedência de até duas horas para provas de Português e Literatura do vestibular 2012

Denise Motta, iG Minas Gerais |

A chuva constante em Minas Gerais não atrapalhou a realização da segunda etapa do vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte e em Montes Claros, cidade a 426 quilômetros da capital. Precavidos, os estudantes chegaram com bastante antecedência ao câmpus da UFMG, na Pampulha, em Belo Horizonte.

As provas de Português e Literatura estavam marcadas para ter início às 8h30. Conforme seguranças da UFMG, os primeiros candidatos chegaram por volta de 6h30, ou seja, com duas horas de antecedência. Por causa do grande fluxo de veículos nas vias no entorno da universidade, na capital, os portões foram fechados apenas às 8h53. Em Montes Claros, os portões foram fechados no mesmo horário, de acordo com informações da assessoria de imprensa da UFMG.

No total, 18.624 candidatos tentam vagas em 76 cursos nesta segunda etapa do vestibular. Deste total, 17.806 fazem prova na capital e 818 em Montes Claros. As mulheres representam maioria dos candidatos (10.018 ou 53,8% do total). Uma delas é a filha do comerciante Antônio Martins, de 57 anos.

Nem mesmo a chuva fina fez com que Martins deixasse a entrada do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, onde Rane de Assis Martins, de 18 anos, tenta, pela primeira vez o vestibular para Medicina Veterinária . “Chegamos às 7h30 e pegamos um congestionamento aqui dentro da universidade. Minha filha é bem tranquila, não estava nervosa e se preparou para chegar com antecedência”, contou Martins, que levantou-se às 6h e saiu de Contagem, na Grande Belo Horizonte, para levar a filha de carro ao câmpus Pampulha da UFMG.

Augusto Lacerda/Divulgação
Candidatos chegam de carros e ônibus ao câmpus Pampulha para prestar o vestibular da UFMG, nesta terça-feira (3)

No prédio em que Rane faz as provas não foi registrado sequer um estudante atrasado. A assessoria de imprensa da UFMG irá divulgar um balanço de desistentes no final da tarde. Além das provas pela manhã, para cursos de Medicina Veterinária , Engenharia e Educação Física , há também na parte da tarde, para outros cursos, como Psicologia , Medicina e Direito . As provas têm duração de três horas. O resultado final está previsto para ser divulgado entre o final de janeiro e o início de fevereiro.

O taxista Marcelo Dias contou ao iG ter levado um candidato para fazer provas em Belo Horizonte às 6h30 da manhã. “Cheguei às 7h e já estava cheio de estudantes. Por causa da chuva e de obras na Antônio Carlos, muitos estudantes vieram mais cedo, para não correr risco de perder as provas”, afirmou, referindo-se à avenida Antônio Carlos, que sofre reformas e manteve o fluxo intenso durante a manhã desta terça-feira (03).

Outra via utilizada para chegar na UFMG, na capital, mas com menor fluxo de veículos, foi a avenida Presidente Carlos Luz, conhecida como Catalão. Por volta de 8h20, dez minutos antes do horário das provas, a retenção de carros neste local era pequena, já que a maioria chegou bem antes do horário recomendado de 8h.

Para selecionar os concorrentes para esta segunda etapa, a UFMG utilizou as notas das questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a redação será utilizada na composição da nota final dos candidatos.

    Leia tudo sobre: vestibular UFMG 2012chuva em Minas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG