Goteiras em salas do atrapalhariam concentração de candidatos que foram transferidos para prédio em frente

Também por causa do tempo fechado, foram alterados locais de provas da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O motivo são goteiras que poderiam atrapalhar a concentração dos alunos.

Augusto Lacerda/Divulgação
Candidatos deixam os locais de prova na UFMG
Conforme informações da assessoria de imprensa da UFMG, provas que seriam no Colégio Técnico Coltec foram transferidas para o Instituto de Ciências Exatas. Os 780 estudantes afetados, que tentam vagas nos cursos de Psicologia e Engenharia de Controle e Automação foram avisados por email. Os números das salas permanecem os mesmos e há monitores orientando os alunos no local.

“Com a chuva forte, o prédio do Coltec apresentou goteiras que poderiam atrapalhar a concentração dos candidatos. Os dois prédios ficam no mesmo endereço no campus Pampulha, basta atravessar a rua”, justificou a coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), professora Vera Resende.

Desistência

No primeiro dia de provas, terça-feira (03), houve 19,8% de abstenção na parte da manhã e 19,6% na parte da tarde. No ano passado, já com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adotado como primeira etapa, a desistência foi de 21%.

“Antes do Enem, já recebíamos candidatos do país inteiro, mas depois que o Exame passou a fazer parte da nossa seleção, esse número cresceu ainda mais. Consequentemente, a desistência também é maior, porque muitos candidatos de outros estados deixam de fazer as provas por causa da distância, das chuvas e da própria época do ano, marcada por festas”, explicou a professora Vera.

Para a professora, a chuva pesou na desistência de 2012. Isso porque, segundo ela, houve relato de que algumas pessoas não conseguiram chegar em Belo Horizonte pela BR-040, que enfrentou, assim como outras rodovias, problemas de retenções de veículos por causa das chuvas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.