Candidatos chegam à 2ª fase da Fuvest com pontos a recuperar

Nota da 1ª fase irá corresponder a 25% da nota final no vestibular 2012. Quem passou perto da nota de corte precisa se destacar agora

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

Muitos candidatos que vão prestar a segunda fase da Fuvest 2012 já começam esta etapa com pontos a recuperar. Como neste ano a nota da primeira fase volta a valer no resultado final, com peso de 25% , quem passou perto da nota de corte precisa ter um desempenho melhor para se destacar e garantir uma vaga.

Fique atento:  Segunda fase da Fuvest começa domingo com redação

Amana Salles/Fotoarena
Vestibulanda Gabriela Ianhez chega à segunda fase com 11 pontos acima da nota de corte
Até 2009, o resultado da prova de questões de múltipla escolha equivalia à metade da nota e era bem difícil reverter uma pontuação fraca, lembra Paulo Lima, coordenador pedagógico do cursinho pré-vestibular CPV. Nos últimos dois anos, os pontos deixaram de ser somados ao conceito final, a primeira fase era apenas eliminatória. Nesta edição, os acertos voltaram a valer. “Tem gente que é muito bom na prova teste, mas não vai bem na prova escrita”, destaca Paulo. Para o professor, o candidato deve manter a calma e se preocupar principalmente em responder as questões dissertativas de forma clara e objetiva.

Gabriela Autilio Ianhez, de 17 anos, quer cursar Engenharia Elétrica na Escola Politécnica e passou para a segunda fase com 74 pontos, 11 acima da nota de corte (63, a quinta maior da Fuvest). Ela teve uma boa distância do corte, mas ainda há candidatos 12 pontos a sua frente, pois a pontuação máxima atingida na carreira foi 86, de 89 questões.

“Passar bem acima da nota de corte traz confiança, me sinto mais segura, mas de qualquer forma tenho que ir bem, porque três quartos da pontuação final estão em jogo agora”, diz. Para a estudante, esta próxima etapa cobra dos candidatos conhecimento, pois as questões são mais complexas, e organização, tanto do raciocínio na elaboração da resposta quanto no controle do tempo.
A coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, destaca que quem passou bem acima da nota de corte não deve “se acomodar”. 

Independentemente do resultado obtido o estudante tem que buscar dar o seu máximo. Alessandra acha benéfico para o candidato que o desempenho da primeira fase seja computado na nota final. “É uma forma de valorizar todo o empenho e desempenho na prova objetiva”, avalia.

Gabriel Valente, de 19 anos, candidato a uma vaga em Engenharia Naval na Escola Politécnica, discorda da professora. Aprovado com quatro pontos acima da nota de corte, ele preferia quando os pontos da primeira fase não contavam na nota final. “Acho que na primeira fase há um ‘fator sorte’ que não existe na segunda fase. Nas questões dissertativas, só passa quem realmente tem conhecimento, não dá pra chutar”, aponta. Para ele, esta etapa cobra que o estudante seja “equilibrado”, tenha um bom desempenho em todas as disciplinas.

Amana Salles/Fotoarena
Gabriel Valente concorre a vaga de Engenharia Naval e lamenta a nota da primeira fase ainda valer para a segunda

A segunda fase da Fuvest 2012 – vestibular que seleciona estudantes para 10.852 vagas na USP e 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – começa neste domingo. No primeiro dia, serão cobrados 10 questões dissertativas de língua portuguesa e uma redação. Na segunda-feira, todos os candidatos responderão a 16 questões sobre as demais disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio e na terça-feira o vestibular acaba com uma prova na qual cada candidato recebe 12 questões de acordo com o curso que escolheu. Quem presta o vestibular para Medicina , por exemplo, responderá perguntas de física, química e biologia, enquanto os interessados em Engenharia Civil encontraram temas de matemática e física e, candidatos a Letras , história e geografia.

Amana Salles/Fotoarena
Candidatos revisam conteúdos na última semana antes do vestibular

    Leia tudo sobre: Fuvest 2012USPvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG