A relação candidato-vaga por carreira na história da Fuvest

A concorrência para o vestibular USP mostra os cursos que foram ou são os mais visados do País de 1995 a 2012. Veja infográfico

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

O curso mais concorrido da Universidade de São Paulo (USP) para quem pretende iniciar a graduação em 2012 é o de Engenharia Civil em São Carlos, com 52 candidatos para cada vaga, mas nem sempre foi assim. Há poucos anos, a Fuvest tinha menos gente interessada neste curso do que em Biblioteconomia. O iG reuniu os dados de vagas e inscritos em uma ferramenta que pode ser consultada por curso ou por ano.

É possível saber tanto como é a concorrência em cada curso no vestibular 2012 como quanto foi para gerações que fizeram a tentativa de entrar na mesma ou em qualquer outra carreira nos anos anteriores. As informações estão disponíveis desde 1995, quando o processo seletivo passou a ter o formato atual . Os dados sempre se referem ao ano de ingresso. O vestibular atual, cuja primeira fase ocorre no dia 27. por exemplo, é o Fuvest 2012.

Cursos muito tradicionais como Medicina e Direito, apresentam menos sobe e desce, enquanto os que foram moda formam curvas sinuosas. É o caso, por exemplo, de Fisioterapia. Com apenas 25 vagas em 1995, a concorrência já era alta e ficou entre 35 e 50 candidatos por vaga até 1999. Com a crescente valorização desses profissionais por parte de esportistas, como o jogador de futebol Ronaldo, que sofreu sua primeira grande lesão neste ano, a concorrência por vaga no vestibular para ingresso em 2000 foi a 93 por vaga.

O mesmo ocorre atualmente com Engenharia, por conta da falta de profissionais em um momento em que o Brasil apresenta enorme demanda por eles. O caso mais claro é o de Engenharia Civil em São Carlos. Depois de oscilar entre 4 e 12 candidatos por vaga até 2008, saltou para 20,5 em 2009, 26,8 em 2010 e chegou a 36,5 neste ano. Veja a concorrência em outras carreiras:

Alguns cursos só existiram durante alguns anos, mas constam no infográfico, para quem quiser relembrar qual foi a concorrência que enfrentou. Outros foram fundidos com outras carreiras no vestibular, como é o caso de Física/Meteorologia que se integrou a Geofísica/Estatística e Matemática em 2002 e, a partir de 2010, também tem ingresso junto com Astronomia e Matemática Aplicada.

Os mais concorridos de cada ano

Também é possível ver quais eram os cursos mais concorridos a cada ano. Neste caso, basta clicar no item "candidatos por vaga", após selecionar o ano de interesse. A pesquisa pode ser também por ordem alfabética das carreiras, clicando em "curso" ou por quantidade em "vagas" e "inscritos".

O infográfico também mostra quais carreiras devem se preocupar com a possibilidade de mudanças, conforme as diretrizes da USP de rever cursos com baixa demanda . É importante observar, nestes casos, que os cursos de Música e Artes, têm uma seleção anterior.

    Leia tudo sobre: fuvestensino superiorUSPvestibularinfográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG