Inscrições para USP vão até segunda-feira

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudantes oriundos de escola pública tiveram bônus ampliado e negros terão benefício pela primeira vez

O prazo para inscrições para a Fuvest termina nesta segunda-feira, 9. O vestibular seleciona para 11.057 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e outros 100 para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Este ano, o bônus para candidatos oriundos de escola pública foi aumentado e há um novo benefício para negros na tentativa de aproximar o pública da universidade com a população em geral. 

A inscrição deve ser feita pela internet no site www.fuvest.com.br e é cobrada uma taxa de R$ 130,00 para aqueles que não solicitaram isenção. O pagamento deve ser feito até o dia 10 de setembro, data até a qual também é possível fazer alterações no cadastro. 

A Universidade de São Paulo (USP) não aceitou o Programa de Inclusão proposto pelo governador Geraldo Alckmin que garantiria 50% dos novos alunos oriundos de escola pública até 2016, mas em resposta, modificou as regras para aumentar o porcentual atual, que é de 30% (enquanto 90% dos alunos se forma em escola pública no ensino médio). A partir deste vestibular, portanto, o bônus para que estuda em escola pública pode ser de até 25% sobre a nota. Também foi criado outro bônus de 5% para quem se declarar "preto", "pardo" ou "indígena".

No ano passado, 11.082 vagas foram disputadas por 138.094 inscritos. Além desses, participaram do vestibular mais 21.515 treineiros. A carreira de Medicina voltou a ser a mais concorrida com 56,43 candidatos concorrendo a cada uma das 275 vagas da carreira. 

Deficientes podem pedir mais tempo

O interessado que se declarar com deficiência deve preencher uma ficha de cadastro e encaminhá-la à Fuvest, por correio, em carta registrada, até o dia 13 de setembro, juntamente com a documentação comprobatória da condição alegada. A equipe médica da Instituição analisará os documentos e poderá ampliar em até 20% o tempo de prova do candidato e, em alguns casos, determinar o acompanhamento de fiscais especiais.

Também há mais locais de prova neste ano. Serão 32 municípios contra 26 no ano passado no estado de São Paulo. A primeira fase será no dia 24 de novembro, domingo, com início às 13h. A segunda fase é composta de três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos convocados, e se realizará entre 5 e 7 de janeiro de 2014. 

Leia tudo sobre: fuvestvestibularuspcotas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas