Medicina é o curso mais concorrido do vestibular da UnB

Por iG Brasília |

compartilhe

Tamanho do texto

Interesse para o curso é o maior em todos quase todos os grupos de cotistas e na concorrência geral. Provas serão aplicadas neste fim de semana

Medicina é o curso mais disputado do próximo vestibular da Universidade de Brasília (UnB), cujas provas serão aplicadas neste final de semana. Em quase todos os tipos de concorrência, geral ou cotas, essa é a graduação que mais desperta o interesse dos estudantes.

De acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da UnB, 121,09 candidatos concorrem a cada uma das 11 vagas oferecidas no sistema universal. No primeiro semestre de cada ano, as vagas disponíveis na universidade são divididas entre o vestibular tradicional e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Resultados: UnB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas

O segundo curso com mais procura no sistema universal é Engenharia Civil, com 42,92 candidatos concorrendo a cada vaga. Em seguida, aparecem na lista dos mais disputados: Direito-diurno (42,50), Relações Internacionais (34,81) e Odontologia (32).

Entre os que disputam as vagas reservadas para o sistema de cotas para negros, que oferece 421 vagas no total, o mais concorrido também é Medicina, com 77,25 inscritos por vaga. Na sequência, as graduações com maiores demandas são: Engenharia Civil (28,25) e Direito (26,50). 

Pela primeira vez, a instituição vai reservar vagas para egressos de escolas públicas. A medida atende à Lei 12.711, que instituiu cotas para esse público em todas as universidades federais. Para esse sistema, a UnB reservou 305 vagas, mas, dentro desse recorte, há diferentes públicos que precisam ser contemplados, de acordo com a lei.

Desigualdades: Aplicar a lei será mais difícil em algumas regiões

Um deles é o de candidatos que são de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. Nesse grupo, a maior demanda também ficou com o curso de Medicina, com 61 inscritos por vaga. Para todos os candidatos desse grupo, são reservadas 168 vagas, distribuídas em todos os cursos.

O curso de Comunicação Social é mais concorrido entre os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam pretos, pardos e indígenas (40 por vaga).

A maior demanda entre os estudantes de escolas públicas com renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas também é Medicina (107 por vaga). Engenharia (câmpus Gama), é o mais concorrido entre os que têm renda bruta familiar superior a 1,5 salário mínimo per capita e não se declararam pretos, pardos ou indígenas: 28,67 candidatos por vaga.

Leia também: Do sonho de Darcy Ribeiro nasceu a UnB

Ao todo, 24.977 estudantes se inscreveram no vestibular, dos quais 14.858 se inscreveram pelo sistema universal, 6.774 pelo sistema de cotas para escolas públicas e 3.009 pelo sistema de cotas para negros. Serão oferecidas 2.092 vagas em 96 cursos. Do total de inscritos, 336 são treineiros.

Provas

As provas do vestibular serão aplicadas no próximo fim de semana, nos dias 12 e 13 de janeiro. As avaliações começarão pontualmente às 13h (horário de Brasília). Haverá provas em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Leia tudo sobre: vestibularunbcespemedicina

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas