USP e editora oferecem obras exigidas pela Fuvest em audiolivro

Seis dos nove títulos de leitura para o vestibular ganham versões para estudantes com deficiência visual

iG São Paulo |

A Universidade de São Paulo (USP) criou seis audiolivros para auxiliar estudantes com deficiência visual na preparação para o vestibular. Dos nove títulos exigidos para as provas , foram editados no novo formato Til (José de Alencar), Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida), Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), O cortiço (Aluísio Azevedo), Viagens da minha terra (Almeida Garret) e A cidade e as serras (Eça de Queirós), todos já em domínio público.

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O projeto é uma parceria entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, o Programa USP Legal, a Editora Martin Claret e a Empresa eDaisy, desenvolvedora do software que possibilita a migração de conteúdos para o formato DAISY (Digital Accessible Information System), padrão internacional de acessibilidade. 

“Nosso programa consiste em migrar conteúdos produzidos pela própria comunidade uspiana e dos quais tenhamos os direitos autorais”, explica Sueli Mara Ferreira, diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. “Com a aproximação da primeira fase da Fuvest nos ocorreu prestar mais esse serviço à comunidade.”

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Os candidatos com necessidades especiais são classificados em 5 grandes grupos, que exigem procedimentos distintos por parte da Fuvest: deficientes visuais, auditivos, físicos, disléxicos e outros tipos. Neste ano, a Fuvest recebeu um total de 72 inscritos com deficiência visual. Os candidatos solicitam provas em braille ou ampliadas.

Apesar de todos os volumes migrados serem de domínio público, as versões utilizadas pelo projeto são de propriedade da Editora Martin Claret, que ainda colaborou com uma série de roteiros de leitura e perguntas que orientam os alunos sobre os principais pontos do texto.

Os títulos serão disponibilizados tanto no site do projeto , quanto em suporte físico, reproduzido pelos grupos parceiros no projeto.

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