Concorrência no vestibular da Unicamp bate novo recorde

67.403 candidatos vão disputar 3.444 vagas de cursos superiores. Medicina e arquitetura são as carreiras mais disputadas

iG São Paulo |

Pelo quarto ano consecutivo o vestibular da Unicamp recebeu um número recorde de inscrições. Em 2013, serão 67.403 candidatos para disputar 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A concorrência geral aumentou de 17,9 no vestibular passado para 19,6 nesta edição.

Concorrência: veja a disputa em todas as carreiras

O curso de medicina é o mais concorrido, com 127,3 candidatos disputando uma vaga, seguido por arquitetura e urbanismo com 97,1 candidatos por vaga, e medicina da Famerp, com 72 por vaga. Engenharia civil (51,9) engenharia química (44,7), comunicação social – habilitação midiologia (44,6), ciências biológicas (36), engenharia de produção (34,3), geologia (31,1) e engenharia mecânica (26,1) completam a lista dos cursos com maior procura.

Novidade: Unicamp cria quatro novos cursos e extingue dois

A primeira fase da seleção será realizada no dia 11 de novembro e os candidatos saberão os locais de prova no dia 1 de novembro. A Comvest aplicará as provas do Vestibular Unicamp 2013 em 20 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Fique atento: Veja o calendário do vestibular da Unicamp 2012

Dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. As provas de habilidades específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música vão ser realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.

A chamada para matrícula virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a Matrícula Virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Leituras: Fuvest e Unicamp mudam livros obrigatórios no vestibular 2013

Na primeira fase da selação a prova tem duas partes, a Redação, em que o candidato será solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática; 2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa; 3º dia – prova de ciências da natureza.

Inclusão

Subiu em 17,9% o número de candidatos no vestibular Unicamp que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 19.868 candidatos da rede pública, o que representa 29,5% do total de inscritos.. No ano anterior, o índice foi de 27,4%.

O Vestibular Unicamp dispõe do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), o primeiro programa de ação afirmativa sem uso de cotas para ingresso em uma universidade brasileira. Implantado a partir de 2004, o PAAIS prevê a concessão de 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública e outros 10 pontos a mais para aqueles que além de terem feito o ensino médio em escolas públicas, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

    Leia tudo sobre: Unicampvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG