Inscrições para a Fuvest terminam na segunda-feira

Candidatos a vagas na USP e na Medicina da Santa Casa de São Paulo devem se registrar pela internet e pagar taxa de R$ 130

iG São Paulo |

O último dia para se candidatar ao vestibular da Fuvest, que selecionará 10.982 alunos para cursos da Universidade de São Paulo e outros 100 para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é nesta segunda-feira. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet no site www.fuvest.com.br .

Para se registrar é necessário o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade. A taxa de inscrição, de R$ 130, deve ser paga até o dia 11 de setembro, usando o boleto gerado pelo programa. Ao completar a inscrição o candidato receberá uma senha individual que dará acesso ao seu desempenho no vestibular. O número de inscrição, que poderá ser consultado a partir de 28 de setembro, será importante para que o candidato localize os seus locais de prova.

Fique atento: o calendário da Fuvest
Leituras:  Fuvest e Unicamp mudam livros obrigatórios
Cursos: Vestibular da USP terá 130 novas vagas
Análise de 2012:  Fuvest tem questões fracas na 1ª fase
Redações: Os melhores textos do vestibular 2012

Quem se declarar portador de necessidades especiais deve preencher uma ficha de cadastro e encaminha-la à Fuvest por correio, em carta registrada, até o dia 14 de setembro, juntamente com a documentação comprobatória da condição alegada. Uma equipe médica analisará os documentos e poderá ampliar em até 20% o tempo de prova do candidato.

Como no ano passado, a Fuvest permitirá que o candidato inscrito retifique informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone e endereço eletrônico, até o dia 11 de setembro. A retificação do número do CPF informado não será possível.

Infográfico:  A relação candidato-vaga por carreira na história da Fuvest

Este ano as provas serão realizadas em 26 municípios do estado de São Paulo: Capital, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Duas fases

A primeira etapa do vestibular será no dia 25 de novembro, às 13h. A prova conterá 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

A nota da primeira fase é utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da nota final, que determina a classificação do candidato.

Amana Salles/Fotoarena
Vestibular da USP ocorre em duas fases

A segunda fase é composta de três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos convocados, e se realizará entre 6 e 8 de janeiro de 2013. A primeira prova (Português e Redação) compreende uma redação e 10 questões de interpretação de textos, gramática e literatura.

A segunda prova é constituída de 16 questões das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, com algumas delas interdisciplinares.

A terceira prova é formada por 12 questões, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

Algumas carreiras exigem também prova de habilidades específicas, como parte da segunda fase. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira.

    Leia tudo sobre: Fuvest 2013vestibularUSP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG