Inscrições para o vestibular Unicamp 2013 abrem nesta segunda-feira

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscrever pela internet e pagar a taxa de R$ 135. Universidade oferece 3.444 vagas

iG São Paulo | - Atualizada às

O vestibular Unicamp 2013 abriu as inscrições nesta segunda-feira (20). Os interessados em concorrer a uma das 3.444 vagas oferecidas têm até o dia 14 de setembro para se inscrever e preencher o formulário na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) . A taxa de inscrição custa R$ 135.

O kit do vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta no site da Comvest. A primeira fase do vestibular Unicamp 2013 será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

O processo seletivo mantém o mesmo formato de provas. Na primeira fase, a prova tem duas partes: a Redação e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. Na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, sendo: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Mas o número de redações foi diminuído. Diferentemente do vestibular anterior, no qual os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação, no vestibular Unicamp 2013, os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros diversos.

O número de convocados para a segunda fase, em cada curso, passa de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram pelo curso em primeira opção. As provas deixam de ser aplicadas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

As vagas são para 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). 

Enem

A Comvest utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas até o dia 30 de novembro de 2012. Só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas até o dia 15 de janeiro de 2013. Se o governo não cumprir esses prazos, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos que forem beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição não estarão automaticamente inscritos no vestibular. É preciso realizar a inscrição, no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento, disponível na página da Comvest

Candidatos de música

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) voltou atrás e retirou a exigência da gravação de um vídeo aos candidatos de Música do vestibular 2013. A peça, que seria avaliada como uma prova de Habilidades Instrumentais, não será mais requisitada.

Segundo esclarecimento divulgado pela Comvest, a prova foi cancelada por conta do impacto que teria na nota dos candidatos e do pouco tempo disponível para preparação e gravação desses vídeos.

Veja imagens da Unicamp:


    Leia tudo sobre: vestibular Unicamp 2013Unicamp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG