Unicamp cria quatro novos cursos e extingue dois

Número de vagas para o vestibular 2013 permanece o mesmo. Enfermagem ganha faculdade própria

iG São Paulo |

A Unicamp decidiu criar quatro novos cursos de graduação e uma faculdade. A partir do próximo vestibular , os candidatos poderão se candidatar a 50 vagas de Engenharia de Telecomunicações, 45 de Sistemas de Informação, 60 e Engenharia Ambiental e 15 de Engenharia Física. Como foram extintos dois cursos, o número de vagas oferecidas pela instituição permanecerá o mesmo.

Programe-se: Calendário do vestibular 2013 na Unicamp

Não existirão mais as graduações de Sistemas de Telecomunicações e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelas graduações extintas. Já as vagas a serem oferecidas pelo curso de Engenharia Ambiental serão provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, agora com 50 vagas cada um.

Leitura: Os livros obrigatórios para a Fuvest e Unicamp

As vagas da Engenharia Física, por sua vez, serão oriundas do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que segue mantido, agora com 140 vagas.

De acordo com o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor José Geraldo Pena de Andrade, a criação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental é uma resposta à necessidade premente do país por engenheiros qualificados. “Além disso, os novos cursos também têm a intenção de atrair alunos com perfis diferenciados, que se integrarão àqueles que já fazem parte do nosso destacado corpo discente. Outro ponto importante é que os novos cursos contribuirão para aprofundar as atividades de pesquisa na FT”, disse.

Polêmica: Unicamp compra de terreno por R$ 150 milhões

Segundo o docente, as alterações não exigirão mudanças estruturais significativas. “Teremos que fazer somente uma ou outra adequação, visto que já contamos, por exemplo, com laboratórios”, previu Pena Andrade.

O reitor Fernando Costa considerou que os novos cursos marcarão uma nova etapa na história da FT.

Nova faculdade
A outra modificação aprovada para o próximo ano é a criação da Faculdade de Enfermagem, que atualmente funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Segundo o diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, a criação da Faculdade de Enfermagem dá autonomia ao curso para crescer e ampliar a formação dos futuros profissionais.

O curso de Enfermagem, considerado de excelência, é oferecido pela Unicamp há 34 anos. Há 10 anos foi instituída uma pós-graduação.

Ranking: Unicamp aparece em duas listas de melhores universidades novatas

    Leia tudo sobre: UnicampvestibularEngenhariaensino superioruniversidades

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG