Enem continuará valendo como primeira etapa e sistema de bônus e cotas teve porcentuais alterados

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou nesta quinta-feira o edital do vestibular para ingresso em 2013. Novamente o Enem será considerado a primeira fase do processo.

O edital completo pode ser conferido em www.ufmg.br/copeve. As inscrições poderão ser feitas de 13 de agosto a 10 de setembro de 2012, no valor de R$ 100,00 e o candidato deverá usar o número de inscrição no Enem 2012, cujo período de inscrição será divulgado pelo MEC.

Como acontece desde o Vestibular 2009, a prova do Enem substitui a primeira etapa do concurso da UFMG e para 2013 será considerada a pontuação obtida no Enem 2012, cujas provas acontecem dias 3 e 4 de novembro. A segunda etapa do Vestibular UFMG 2013 será realizada de 13 a 20 de janeiro de 2013.
Bônus
No início de maio a UFMG anunciou a decisão de manter o sistema de bônus sociorracial para o vestibular, com algumas alterações. Os alunos que comprovarem ter cursado os últimos sete anos no ensino público, passam a receber 5% de bonificação e os que, além desta comprovação, se autodeclararem negros ou pardos, terão acréscimo de 7,5%.

Na reunião do Conselho Universitário foi aprovada a manutenção da atual política de 33% de bonistas aprovados no vestibular. Na segunda etapa, o percentual de bônus será de 10% para estudantes de escola pública e 15% para os alunos de escola pública que se declararem negros ou pardos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.