SÃO PAULO ¿ O vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) acontecem neste domingo. A prova, que começa às 13h30, terá quatro horas de duração. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h45 e fechados às 13h30.

O vestibular é composto por uma redação e 54 questões de múltipla escolha. Dessas, 48 questões abordam o currículo de matérias do Ensino Médio ( biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português) e as outras seis questões multidisciplinares envolvem raciocínio lógico.

O peso da prova depende do eixo tecnológico escolhido pelo candidado, sendo sete conjuntos de questões com peso 1 e dois conjuntos com peso 2.

Para fazer a prova, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.

No total, 35.977 candidatos disputam 8.085 vagas, distribuídas entre as 47 Fatecs. Esse número representa um aumento de 930 vagas em relação ao mesmo período de 2008, quando eram disponibilizadas 7.155 vagas.

Segundo as faculdades, os cursos mais procurados são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecido na Fatec São Paulo, com 19,48 candidatos por vaga à noite e 15,48 de manhã, Eletrônica ¿ Modalidade Automação Industrial, na Fatec São Bernardo do Campo, à noite, com 11,65 candidatos/vaga, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Fatec Mogi das Cruzes, à noite, 11,63 camdidatos/vaga e Construção Civil ¿ Modalidade Edifícios, Fatec São Paulo, noite, teve 11,48 candidatos por vaga.

As Fatecs informaram que o gabarito oficial será divulgado no dia 28, a partir das 18h, nos sites do Centro Paula Souza e no site das Fatecs.

No dia 20 de julho, cada Fatec irá divulgar a 1ª lista dos convocados para matrícula. Caso as vagas oferecidas não forem preenchidas, a segunda chamada será divulgada na faculdade no dia 23 de julho.

Matrículas

A matrícula deve ser feita na secretaria da Fatec onde o candidato pretende estudar, no horário determinado pela unidade de ensino. Perderá direito à vaga quem não fizer a matrícula na data determinada ou deixar de apresentar os documentos exigidos.

 - 21 de julho: deverão efetuar a matrícula os convocados na primeira lista;
 - 23 de julho: divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Fatecs;
 - 24 de julho: data da matrícula para os candidatos da segunda lista.


Para fazer a matrícula, o candidato deve levar cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos: carteira de identidade (RG - uma via); certidão de nascimento ou de casamento (uma via); documento de quitação com o serviço militar (uma via); título de eleitor, para os brasileiros maiores de 18 anos, com o comprovante de votação da última eleição (uma via); histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente (duas vias); certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (uma via); duas fotos 3x4 iguais e recentes.

Leia mais sobre: Fatecs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.