Vestibular da UnB terá mudanças na avaliação

A partir do 2º vestibular de 2010, avaliação terá nota de corte maior para redação e também questões de múltipla escolha

iG São Paulo |

O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) irá mudar em 2010. Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe) haverá aumento na nota de corte da redação, inclusão de questões de múltipla escolha e a possibilidade de inscrição para treineiros – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e optam por realizar o vestibular como um teste preparatório.

Marcos Brandão/OBrittoNews
Estudantes caminham pelos corredores da UnB
A Cespe afirma que a ideia é “aperfeiçoar a avaliação para selecionar alunos mais aptos a aplicar conhecimentos contextualizados e com melhor capacidade de texto”. Até o 2º vestibular de 2009, a nota de corte da redação, que vai de 0 a 10, era 3. Agora passará para 4. “É uma nota razoável, se lembrarmos que o aluno tem pontos descontados da nota por erros de português”, afirma o assessor de planejamento do Cespe, Marcus Vinicius Soares.

A questão de múltipla escolha, também chamada de tipo C, valerá dois pontos caso o estudante acerte, porque exige mais do que a do tipo A (verdadeiro ou falso). A penalização em caso de erro também será diferente. Em uma questão de tipo A, uma errada anula uma certa, já que o estudante tem 50% de chance de acertar. No caso da questão do tipo C, que tem 4 opções, o aluno tem 25% de chance de acerto. Assim, cada três erradas anulam uma certa. Ou seja, uma questão do tipo C respondida de forma errada, penaliza o candidato com 2/3 de ponto negativo.

Treineiros

Outra mudança será a possibilidade de o candidato que ainda não concluiu o ensino médio, mas que quer testar seus conhecimentos, se inscrever no vestibular como treineiro. Segundo o Cespe, o estudante receberá um boletim de desempenho, mas seu resultado não entrará no cálculo de argumento final – que considera a média de todas as notas – e ele não terá a opção de selecionar um curso.

O objetivo do Cespe é evitar problemas como os apresentados no semestre passado, quando alunos tentaram garantir vaga fazendo cursos supletivos não-reconhecidos que prometiam dar ao candidato um comprovante de conclusão de ensino médio de forma rápida.

Para o segundo semestre de 2010, serão oferecidas 176 novas vagas em relação ao anterior. Em comparação com o segundo semestre de 2008, o aumento de número de vagas já chega a 91%. Também haverá três novos cursos no Campus Darcy Ribeiro: Filosofia Licenciatura Noturno, Gestão do Agronegócio Noturno e Bacharelado em Turismo Diurno.

As inscrições para o vestibular ¬– que acontecerão na mesma data das inscrições para prova de habilidade específica – vão do dia 10 ao dia 30 de maio e devem ser feitos no site do Cespe .

    Leia tudo sobre: vestibularunb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG